A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) realizou, neste fim de semana, os procedimentos iniciais para apurar as causas da explosão de um gasoduto no município de Nossa Senhora do Livramento (32 km de Cuiabá-MT).
O acidente ocorreu no último sábado (30), mas, felizmente, não houve registros fatais. Duas mulheres ficaram feridas, mas passam bem.
Nos dois dias de trabalho, a equipe da Gerência de Perícias de Meio Ambiente identificaram uma grande cratera que fora provocada pela explosão. O buraco tinha cerca de 20x10m de abertura, com pouco mais de 5 metros de profundidade.
Com o acidente, parte da tubulação do gasoduto foi arremessada a cerca de 120 metros do epicentro da explosão e atingiu algumas casas nas redondezas e veículos que trafegavam pela BR–070. A rodovia federal teve um trecho interditado devido aos trabalhos de inspeção na região.
Profissionais do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Batalhão Ambiental e polícias Civil e Militar foram acionados e atenderam à ocorrência para controlar a situação.
Em nota, a empresa responsável pelo gasoduto informou que o sistema de monitoramento identificou uma perfuração do gasoduto e fechou automaticamente as válvulas de segurança do trecho afetado, interrompendo o fluxo de gás.
A companhia também se colocou à disposição para reparar os danos provocados pelo acidente.