Jurídico

Lobista preso acusado de subornar servidores é solto sob fiança

Com Sandra Carvalho

O lobista Carlos Evandro Lopes Holanda, de 31 anos, preso em flagrante, enquanto oferecia dinheiro a um servidor da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), foi solto na tarde desta quarta-feira (01), após passar pela audiência de custódia. A decisão da juíza Renata do Carmo Evaristo impôs ao lobista uma fiança, valor este que não foi divulgado.

A prisão ocorreu na tarde desta terça-feira (31), após o secretário da Sinfra, Marcelo Duarte, receber denúncias sobre tal atuação do lobista e encaminhar o caso para o Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção (GTCC). 

De acordo com o Governo do Estado, o lobista já havia oferecido dinheiro a outros servidores para, além de favorecer empresas que representava, tentar a liberação de pagamentos sub júdice e cancelamento de rescisão contratual unilateral, entre outras ações.

Em um dos casos, de acordo com o Governo, o lobista tentava reverter administrativamente a decisão da secretaria que rompeu o contrato com uma empreiteira que prestava serviço ao Estado. Em outros, o suspeito tentava quebrar a cronologia de pagamentos de medições que aguardam a conclusão de auditorias para checar a autenticidade e legitimidade dos débitos alegados.

A partir da denúncia dos próprios servidores, o secretário Marcelo Duarte acionou o Gabinete de Combate à Corrupção e a Delegacia Fazendária, que investigaram o caso em conjunto, reunindo várias provas da ação do lobista, como abordagens feitas pessoalmente e também pelo aplicativo WhatsApp.

Ele tentava marcar encontros fora da secretaria e chegou a ir à residência de um dos servidores. Apesar da insistência e dos altos valores oferecidos, nenhum dos servidores abordados aceitou as propinas oferecidas.

O secretário Marcelo Duarte enalteceu a postura dos servidores da pasta, afirmando que “embora seja uma obrigação ser honesto, nem todos têm coragem, porque acabam se expondo; por isso os servidores merecem o nosso reconhecimento pela postura e pela coragem. Fico feliz por ter uma equipe que compreendeu a filosofia do nosso governo, de tolerância zero com a corrupção. E todos aqueles que nos abordarem com esse tipo de proposta terão o mesmo tratamento”.

Leia mais:

Lobista é preso em flagrante tentando aliciar servidor da Sinfra

Valquiria Castil

About Author