Política

LOA 2016 é sancionada pela prefeita em Várzea Grande

Foto: Ahmad Jarrah / CMT

Foi sancionada a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2016, no município de Várzea Grande, nesta quarta-feira (23), pela prefeita Lucimar Sacre de Campos. O planejamento das ações para o próximo ano foi construído após três audiências públicas realizadas em pontos distintos da cidade e que contou com a participação de representantes da sociedade civil organizada e líderes comunitários, bem como votação na Câmara de Vereadores.

Como explica o secretário de Governo, Juarez Toledo Pizza, as emendas ao Projeto de Lei 58/2015 foram mantidas pela prefeita. Conforme a Câmara, o Executivo só poderá remanejar orçamento, via decreto, em um limite de 20%. Qualquer percentual acima, terá de passar pela apreciação do Legislativo.

Entre os novos projetos que se destacam na LOA 2016, no âmbito da administração pública, está a realização de um concurso público para preenchimento de quadro funcional nas secretarias e autarquias.

Na área da Educação foi proposta como meta a construção de sete creches e uma escola com 12 salas de aulas no bairro São Mateus, por estar localizado próximo a BR e assim facilitar o deslocamento com segurança dos estudantes. Como reforço na capacitação de professores, a secretaria de Educação vai retomar a Universidade Aberta do Brasil (UAB), programa do governo federal com as prefeituras municipais que visa ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação à distância. A prioridade é oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública.

Na área da saúde, além da ampliação e manutenção das equipes de vigilância epidemiológica e de saúde da família, está apontada a construção de uma nova Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 horas no grande Cristo Rei.

Em relação à secretaria de Obras, Viação a Urbanismo, a LOA contempla serviços e manutenção em pavimentação, recapeamento, patrolamento, construção e recuperação de pontes e ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) com projetos nas áreas de saneamento básico, investimento na captação e distribuição de água, pavimentação asfáltica e habitação para abrigar pessoas em áreas de risco.

A secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural quer implantar a coleta seletiva de resíduos sólidos na cidade, por meio da educação ambiental, focada principalmente nas escolas.

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) também elencou metas para execução em 2016 como a construção de uma estação compacta de tratamento de água no Distrito de Bonsucesso, a aquisição de 40 bombas submersas com quadros de comandos (poços artesianos), a instalação de 32 novos hidrantes, ampliação da rede de distribuição de água na cidade em 11 mil metros e um forte trabalho voltado ao combate de perdas e ligações clandestinas. Para isso, o DAE estabeleceu padronizar 10 mil ligações, sendo 5 mil delas com a instalação de cavaletes e hidrômetros e outras 5 mil só cavaletes. Outra frente de ação vai substituir 6 mil hidrômetros.

A LOA está orçada em R$ 930,4 milhões, considerando verba federal relativa a projetos como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), como outros repasses e receita própria. 

Com assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões