Opinião

LITERATURA E CULTURA NA PRIMEIRA INFÂNCIA

O evento “Literatura e Cultura na Primeira Infância” é um seminário, organizado em vários encontros, em torno de temas que se referem à literatura, leitura, formação de leitores e livros para bebês e crianças. O evento ocorrerá durante o mês de outubro, sob a responsabilidade da competente e dedicada Técnica da área de Literatura Evelise Parron do Sesc Arsenal. 

O propósito central das oficinas é de promover um intercâmbio de experiências e de conhecimentos cuja reflexão e discussão contribuam para a formação de todos os interessados pelo tema: pais, educadores, bibliotecários e mediadores de leitura. A ideia de intercâmbio se viabiliza com a presença de figuras de destaque nacional, tanto no plano da reflexão como da prática, que dialogam com especialistas nacionais de prestígio.

Nos dias 06 e 07 a oficina “Toque, palavra, movimento e canção, será ministrada por Andrea Jabor (RJ). A oficina, direcionada para crianças de 3 meses até 1 ano, pretende compartilhar experiências por meio do toque, sons, texturas, palavras, ritmos, canções e estímulos sensoriais e perceptivos.

O evento contará com a participação de etnomusicóloga e educadora brasileira Lydia Hortélio (BA), que dedica seus estudos sobre a cultura do brincar. No dia 06 de outubro, das 18h30 às 21h30, a oficina “Brincos, canções de ninar, brinquedos dos pequenos”, destacará em sua oficina a experiência da cultura do brincar e sua relação com a música, a roda de conversa, o jogo e outros fenômenos lúdicos. E no dia 07/10 das 19h às 22h a palestra “O lugar da palavra nos brinquedos de criança” discutirá relatos de pesquisas e reflexões com vistas a uma Educação com Cultura e Identidade.

Terá ainda a oficina “Pais e filhos: leituras na infância, da barriga ao colo”, com Suzana Vargas no dia 13/10 das 14h30 às 17h30 e a palestra “Bebês, cultura e literatura: missão possível”, com Frederico Barbosa, Suzana Vargas e mediação de Cássia Bittens, também no dia 13/10 das 19h às 22h30. Ações dessa natureza são fundamentais para dar suporte a formações de promotores de leitura. Parabenizo a Evelise Parron e a equipe do Sesc Arsenal que tem possibilitado conhecimento e integração entre os profissionais da cultura.         

Rosemar Coenga

About Author

Rosemar Coenga é doutor em Teoria da Literatura, apaixonado pela literatura de Monteiro Lobato e semanalmente escreve a coluna Ala Jovem no Circuito Mato Grosso.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do