Por meio dos clássicos literários, os detentos da Cadeia Pública de Barra do Garça (520 km de Cuiabá) estão mais próximos de encontrar a liberdade. O “Projeto Novos Passos”, faz parte da humanização do Sistema Penitenciário de Mato Grosso (Sispen-MT) e é um dos principais objetivos da nova gestão da Secretaria de Justiça e Diretos Humanos (Sejudh).
O recuperando pode ter uma redução de quatro dias de sua pena, caso ele leia uma obra clássica literária ou filosófica no período de trinta dias. Assim, se o detento ler um livro por mês, em um ano terá absolvido a pena em um mês e 18 dias.
A leitura deve ser monitorada por profissionais da educação e ao final do período, o apenado deverá fazer uma resenha ou um relatório. Caso ele alcance a média imposta pela aprovação, receberá a remissão.
“Quando oferecemos ao recuperando instrumentos de educação estamos dando a ele a possibilidade real da libertação. Esse cidadão vai voltar ao convívio social pleno de suas capacidades, pronto para ingressar no mercado de trabalho”, destaca o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Frederico de Oliveira Dorilêo.
O projeto também oferta diferentes cursos, como o de acompanhamento em dependência química, pintura, garçom e hortifrutigranjeiro e o levantamento de perfil epidemiológico. Trinta recuperandos foram beneficiados com aulas regulares ministradas diariamente do Ensino Fundamental dentro da unidade, e sete estão cursando o nível superior.
De acordo com a direção da unidade, os envolvidos realizaram a emissão de documentos de identificação, palestra educativa com o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Instituto Nacional do Seguro Social (Inss) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
O Ministério Público Estadual, por meio da Primeira Promotoria Criminal de Barra do Garças, é parceria do projeto.
(Com assessoria)