Plantão Policial

Literatura deixa detentos mais próximos da liberdade

Por meio dos clássicos literários, os detentos da Cadeia Pública de Barra do Garça (520 km de Cuiabá) estão mais próximos de encontrar a liberdade. O “Projeto Novos Passos”, faz parte da humanização do Sistema Penitenciário de Mato Grosso (Sispen-MT) e é um dos principais objetivos da nova gestão da Secretaria de Justiça e Diretos Humanos (Sejudh). 

O recuperando pode ter uma redução de quatro dias de sua pena, caso ele leia uma obra clássica literária ou filosófica no período de trinta dias. Assim, se o detento ler um livro por mês, em um ano terá absolvido a pena em um mês e 18 dias.

A leitura deve ser monitorada por profissionais da educação e ao final do período, o apenado deverá fazer uma resenha ou um relatório. Caso ele alcance a média imposta pela aprovação, receberá a remissão.

“Quando oferecemos ao recuperando instrumentos de educação estamos dando a ele a possibilidade real da libertação. Esse cidadão vai voltar ao convívio social pleno de suas capacidades, pronto para ingressar no mercado de trabalho”, destaca o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Frederico de Oliveira Dorilêo.

O projeto também oferta diferentes cursos, como o de acompanhamento em dependência química, pintura, garçom e hortifrutigranjeiro e o levantamento de perfil epidemiológico. Trinta recuperandos foram beneficiados com aulas regulares ministradas diariamente do Ensino Fundamental dentro da unidade, e sete estão cursando o nível superior. 

De acordo com a direção da unidade, os envolvidos realizaram a emissão de documentos de identificação, palestra educativa com o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Instituto Nacional do Seguro Social (Inss) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc). 

O Ministério Público Estadual, por meio da Primeira Promotoria Criminal de Barra do Garças, é parceria do projeto. 

(Com assessoria)

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em