A lista tríplice com os candidatos à procuradoria-geral do Ministério Público Estadual foi encaminhada, na tarde desta sexta-feira (02), ao governador Pedro Taques. O documento foi entregue pelo procurador-geral de Justiça adjunto, Hélio Fredolino Faust; presidente da Associação Mato-grossense do Ministério Público (AMMP), Miguel Slhessarenko Júnior, e pela presidente da comissão eleitoral, procuradora Valéria Perassoli Bertholdi.
O chefe do Poder Executivo, por força do dispositivo legal, terá 15 dias para nomear o próximo procurador-geral de Justiça que irá comandar a instituição no próximo biênio 2015/2017.
A posse está prevista para a primeira quinzena de março. Constitucionalmente, é prerrogativa do governador a escolha de um dos três nomes mais votados pelos membros do Ministério Público. Na eleição realizada em 10 dezembro, o atual procurador-geral de Justiça, Paulo Prado, candidato à reeleição, ficou em primeiro lugar na lista tríplice, com 147 votos entre os 213 votantes.
Em seguida, ficou o promotor Vinícius Gahyva e o procurador de Justiça Edmilson da Costa Pereira com 68 e 66 votos, respectivamente.
A lista tríplice foi constituída mediante votação obrigatória de todos os membros ativos da instituição, que puderam optar por até três nomes. A comissão eleitoral responsável pelo andamento da eleição foi indicada pelo Colégio de Procuradores, presidida por um procurador de Justiça e composta por dois promotores de entrância final.
Para concorrer ao cargo de PGJ é necessário que o membro do Ministério Público tenha, no mínimo, dez anos de carreira e 35 anos de idade.
Assessoria