Plantão Policial

Lista dos 10 criminosos mais procurados de MT é divulgada

Uma lista com os 10 criminosos mais procurados de Mato Grosso foi publicada, nesta quinta-feira (25), no site da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT). Para acessar a lista, clique aqui.

O empresário, Santo Martinello, 60 anos, é autor de um dos casos que mais chocou a cidade de Lucas do Rio Verde. Em 2001, Martinello estuprou e matou uma criança de 6 anos de idade. Ele chegou a ser preso, mas acabou sendo solto em 2002 e nunca mais encontrado.

Dentre os procurados está Edésio Ribeiro Neto, 39 anos, conhecido como "Binho", procurado por formação de quadrilha e roubo qualificado. Em 2009, ele foi alvo da Operação Maranello, e à época ele estava desaparecido na Bolívia. 

Ainda é procurado Sílvio César de Araújo, conhecido com Bruxa, 43 anos, é condenado por roubo qualificado, formação de quadrilha, cárcere privado e receptação. Em 2011, Bruxa e o pai foram presos na Operação Lacraia, por assaltos a banco em três cidade do interior de Mato Grosso. À época, a polícia averigou que Araújo seguia os passos do irmão, preso no presídio federal de Mossoró, Rio Grande do Norte, também por roubo à agências bancárias 

O link “Procurados” é um canal de acesso a informações de pessoas que possuem mandados de prisão em aberto. Além da foto e do nome completo, é divulgado o histórico criminal de cada um.

O trabalho integra os serviços de inteligência da Sesp, da Polícia Militar e da Polícia Judiciária Civil por meio da Polinter (unidade responsável pela oficialização do cumprimento de mandados).

“A escolha dos perfis foi feita a partir do cruzamento de informações e a análise da periculosidade dos crimes ao qual estão relacionados, o período de mandado em aberto e outras características pessoais", explica o secretário de inteligência da Sesp, Gustavo Garcia.

A disponibilização da lista foi elogiada pelo secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, que enfatizou também o objetivo principal da proposta no combate à criminalidade e, consequentemente, a garantia da sensação de segurança.

“Agora nós temos mais uma ferramenta de interação com a sociedade, que poderá participar ativamente da Segurança Pública do nosso estado. Este canal é extremamente importante, pois permite que a comunidade de bem nos auxilie a retirar de circulação criminosos perigosos”, disse.

Denúncias sobre alguns dos perfis divulgados na página devem ser feitas por meio dos telefones 197 (Cuiabá e Várzea Grande) e 191 (interior). A informação repassada e a identidade do denunciante são mantidas em sigilo.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em