Cidades

Limpurb elimina bolsão de lixo e planta 100 mudas de árvores em nascente do Rio Coxipó

Uma parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e o Juizado Volante Ambiental (Juvam), por meio do Projeto Verde Novo, resultou em um novo trabalho de arborização na capital mato-grossense. A iniciativa ocorreu na manhã desta terça-feira (22), em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado anualmente nesta mesma data. A ação foi realizada em uma das afluentes do Rio Coxipó, localizada na região do bairro Altos do Coxipó.

O local escolhido era utilizado como área de descarte irregular de resíduos, de onde a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) retirou mais de 25 caminhões de lixo. Agora, o antigo bolsão de lixo dará lugar a um espaço completamente arborizado. Nesta terça-feira, foram plantadas cerca de 100 mudas de espécies nativas como, por exemplo, Aroeira, Angico, Jacarandá, Ipês, entre outras.

“A gestão Emanuel Pinheiro tem pautado a construção de uma nova Cuiabá em um planejamento sustentável. Esse processo engloba várias ações que, em conjunto, fazem a total diferença para o nosso meio ambiente. No Dia Mundial da Água escolhemos uma área simbólica, onde está uma das nascentes do Rio Coxipó e que vinha sendo degradada pela irresponsabilidade humana”, explica o diretor-presidente da Limpurb, Júnior Leite.  

O ambientalista e coordenador de arborização urbana da Limpurb, Abel Nascimento, destaca que a ação teve participação também do Instituto Técnico de Educação, Esporte e Cidadania (ITEEC-Brasil). Ele reforça ainda que o planejamento é de que, ao longo deste ano, cerca de 3 mil mudas sejam plantadas em toda a extensão da área de mais de 1.500 metros, que será cercada e sinalizada para evitar que novos descartes de lixo aconteçam.

“Quem planta árvores, colhe água. Essa é a mensagem que queremos passar a toda sociedade nesse dia especial. Essa área abriga uma das mais de 300 afluentes do Rio Coxipó. Se matarmos esses alimentadores, estamos matando o rio. Então, precisamos mudar nossos comportamentos e hábitos para que nosso meio ambiente seja preservado e possamos viver em harmonia com a natureza”, completa Abel.

Desde 2017, a gestão Emanuel Pinheiro desenvolve um planejamento contínuo de arborização dos espaços públicos da cidade. Neste período, mais de 145 mil mudas foram plantadas ou entregues à população, em parceria com o Projeto Verde Novo, coordenado pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam). Além disso, Cuiabá tem retomado o título de Cidade Verde por meio da arborização das mais de 150 praças construídas nos últimos quatro anos.

“Temos uma parceria com a Prefeitura de Cuiabá, juntamente com o Instituto Ação Verde, e estamos continuando com as ações de plantio e distribuição de mudas. Nosso trabalho é realizado desde 2017, alcançando vários espaços públicos e privados. Também fazemos um trabalho de educação ambiental nas escolas, ensinando as crianças a conservar e preservar”, pontua a engenheira florestal da equipe técnica do Verde Novo, Rosiane Mendes Carnaiba. 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.