Contudo, o movimento continua dizem os grevistas. “Conseguimos uma liminar que evita o corte de julho, conseguiremos muito mais”, declara a diretora de saúde e segurança do trabalho do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Barra do Garças e Região (Sintesbre), técnica de enfermagem Maria Jaira da Silva.
A greve que teve início no dia dois de julho, entre os profissionais da saúde tenta entrar em acordo com o prefeito Beto Farias para receberem aditivos que já seriam garantidos por lei: 25% de adicional noturno e insalubridade. Essa é a primeira vez que a categoria entra em greve no município.
Porém, desde o mandato do ex-prefeito Wanderlei Farias, os direitos não são cumpridos. E pelo que foi exercido pelo prefeito, na época, não recebeu nenhuma advertência do Tribunal de Contas do Especial (TCE). Atualmente, a prefeitura paga 10% de adicional noturno, a porcentagem concedida pela gestão anterior.
O Sintesbre busca há cinco anos, na Justiça, confirmar o pagamento, mas o processo só visto em maio passado, favorável em primeira instância, o prefeito recorreu.
Conforme Maria Jaira, a adesão da greve é de 50% dos funcionários do Pronto-Socorro (PS), 30% dos médicos, 30% de enfermeiros e demais servidores.
Em casos de urgência os postos de saúde apenas estão abertos para encaminhar para o PS e prestar esclarecimentos.
De acordo com o Sintesbr, o prefeito Beto Farias, contrapõe garantindo que a saúde na cidade está funcionando normalmente.
Os grevistas querem correção de inflação de 6,95%, além do adicional noturno e insalubridade, que também é garantido anualmente. Além de solicitarem a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS).
Beto afirma que não tem como atender, pois ultrapassaria o limite permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal para folha de pagamento.
Como o sindicato representa todos os profissionais que trabalham nos estabelecimentos de saúde, os salários hoje vão de R$ 678, dos funcionais da limpeza, maqueiros, cozinheiros, até R$ 4 mil de odontólogos e médicos. (Informações Assessoria)