Internacional

Líderes religiosos enviam mensagens pela paz na Copa

Entre outras mensagens de diferentes credos em várias partes do mundo, o Grão-imã de Al-Azhar desejou que o torneio promova o espírito da paz e da igualdade. O Rabinato de Israel considerou que a Copa do Mundo é 'uma oportunidade de promover a boa vontade entre as nações'.

As mensagens foram enviadas a pedido da presidente brasileira, Dilma Rousseff, que em seu governo lançou várias campanhas paralelas para que a competição seja um grito pela paz, contra o racismo e a intolerância.

A seguir, alguns trechos das mensagens dos representantes religiosos para a Copa do Mundo, divulgadas nesta quinta-feira pela Presidência:

Papa Francisco: "Minha esperança é que, além de ser uma festa do esporte, esta Copa do Mundo possa se tornar a festa da solidariedade entre os povos".

"Para vencer é necessário superar o individualismo, o egoísmo, todas as formas de racismo, a intolerância e a instrumentalização da pessoa humana".

Grão-imã de Al-Azhar, Ahmed Nohaed el-Tayeb: "Oh, seres humanos! Façam deste evento esportivo internacional uma oportunidade para promover o espírito de paz e de igualdade entre as pessoas e para transmitir sentimentos de amor e fraternidade".

Igreja Ortodoxa russa: "O futebol se torna um meio de comunicação intercultural e interreligioso (…) Em nome de Sua Santidade, o patriarca Cirilo, deseja a todos os participantes da Copa do Mundo 2014 jogo limpo, vitórias convincentes e uma verdadeira fraternidade esportiva".

Rabinato de Israel: A Copa do Mundo "oferece a oportunidade de promover a boa vontade entre as nações do mundo e ressaltar o valor divino da dignidade humana, sem diferenças de raça, cor ou religião".

Daisaku Ikeda, presidente do Soka Gakkai International (Budismo): "Rezo sinceramente para que esta Festa da Esperança celebrada nos palcos verdes do Brasil, grande nação da Esperança, seja o jogo que tenha como meta o gol que toda a Humanidade deseja: a paz mundial".

Geoff Tunnicliffe, secretário-geral da Aliança Evangélica Mundial: "A esperança e a oração da Aliança Evangélica Mundial para que esta Copa do Mundo seja marcada pela alegria, pela paz e pela boa vontade, enquanto todos apreciamos esta bela dança que é o futebol".

Mãe de Santo de Iemanjá Beatriz Moreira Costa (Candomblé): "Peço a todos os meus irmãos e irmãs que roguem a suas divindades para que abençoem este momento de encontro entre as nações".

"Lutamos contra qualquer tipo de discriminação e preconceito, no esporte, nas escolas e em todas as esferas sociais".

Antônio César de Carvalho, presidente da Federação Espírita Brasileira (Espiritismo):"Queremos pedir a nossos companheiros o hábito da oração em favor da paz".

G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que