A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por meio do deputado Paulo Araújo (PP), realizou nesta quinta-feira (21), sessão especial de “Ação de Graças pelo retorno do Vinde e Vede na Arena Pantanal”. Ao todo 131 pessoas ligadas às dioceses e paróquias foram homenageadas pelos trabalhos prestados ao maior evento católico da América Latina.
Segundo o deputado Paulo Araújo o Vinde e Vede, há 37 anos, serve como alicerce espiritual, tocando o coração de milhares de fiéis e renovando a fé cristã durante o período de Carnaval.
“Reafirmamos, nesta ocasião, nosso compromisso em referendar a importância da Arena Pantanal de permanecer como o palco principal deste evento tão grandioso. Este espaço, que transcende sua função física, deve continuar sendo um templo de acolhimento, festas e fé Cristã”, contou o deputado.
“Hoje, em mais um momento de celebração, além de Moção de Aplausos estendidas a 131 diocesanos e paroquianos, temos a felicidade de outorgar o título e homenagens àqueles que se dedicam à evangelização em Mato Grosso e que essas pessoas continuem a inspirar gerações, fortalecendo valores cristãos e unindo pessoas na busca por harmonia, compaixão e solidariedade”, acrescentou o parlamentar.
Dom Mário Antônio, arcebispo de Cuiabá, recebeu o título de cidadão mato-grossense, em reconhecimento à sua dedicação pastoral, e ao compromisso com as causas sociais no estado.
“Esse reconhecimento nos leva a acreditar que a nossa direção é uma direção, divina, mas também humana, com implicações sociais, políticas e eclesiais”, agradeceu Dom Mário Antônio ao salientar que, o Vinde e Vede leva esperança a todas as pessoas independente da religião.
Uma das coordenadoras da comissão do Vinde e Vede e também integrante do Movimento Sacerdotal Mariano, Alessandra Briante, destacou o evento como uma representatividade grande para a comunidade católica. “Esse é o momento de nos apresentarmos como igreja, com louvor, com adoração, com missas e reflexões. Então, nos sentimos prestigiados. As homenagens são frutos de um trabalho e de reconhecimento das pessoas que iniciaram esse movimento há 30 anos”, disse Alessandra.
Padre Tony Aparecido Moreira, da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, falou que “as é preciso dizer, muito obrigado. O trabalho de cada um é importante. As pessoas precisam, realmente, desse reconhecimento e, como comunidade, é maravilhoso poder agradecer pelo bem que elas fazem”.
A frente da organização desde o início do Vinde e Vede, Sueli Sinai da Silva, da Paróquia Cristo Rei em Várzea Grande. Ela destacou os obstáculos superados para chegar ao sucesso que o evento é hoje.
“Antes não tínhamos muita estrutura, hoje a facilidade com que organizamos os ônibus que trazem os fiéis. Esse é um trabalho árduo de muito tempo. Mas com a graça de Deus a gente está muito feliz estar aqui sendo reconhecida pela nossa dedicação”, destacou Sueli.
O Vinde e Vede, é considerado o maior evento católico do Centro-Oeste. Em 2025, será realizado nos dias 1, 2, 3 e 4 de março (feriado de carnaval), na Arena Pantanal. O evento é organizado pela Arquidiocese de Cuiabá e envolve todas as paróquias da região.
Vinde e Vede – Tiradas do Evangelho de João (1,38-39), estas palavras inscrevem-se no âmbito de um diálogo: “Mestre, onde moras? ”, perguntam os que, mais tarde, serão os seus discípulos. “Vinde e vede…”, responde-lhes Jesus. Uma busca, um encontro, o convite a uma atitude, a uma experiência. Esse diálogo, iniciado há dois mil anos, acompanha os cristãos nos dias de hoje.