Política

Lideranças, amigos e familiares se despedem de Homero Pereira

 
“Perdemos um grande amigo, um líder que fez muito pela agricultura e pelos agricultores de Mato Grosso e do Brasil. Lembro de quando fizemos a mobilização em prol do Código Florestal e ele liderou 25 mil pessoas em Brasília, foi marcante”, recordou o presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro.
 
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, ressaltou a perda de um grande político que trabalhou em várias situações importantes para o Brasil e para o estado. “Também perdemos um amigo, uma pessoa que sempre esteve ao nosso lado”, afirmou. O produtor rural, empresário e senador por Mato Grosso, Blairo Maggi, também destacou a atuação de Pereira. “Homero deixa uma lacuna na política mato-grossense. Foi uma pessoa de grande atuação em todas as esferas, no Congresso Nacional, nas federações e associações rurais”, disse.
 
O senador Pedro Taques também ressaltou sua articulação no Congresso Nacional. “Quando cheguei ao Senado Federal, há três anos, o deputado Homero era coordenador da bancada de Mato Grosso. Sempre trabalhou para o estado focando nos interesses da bancada e não próprios. Foi fundamental nos debates sobre o Código Florestal, importante avanço para a agricultura”, afirmou.
 
“Homero Pereira era a principal liderança da bancada federal em Brasília. Ele presidia a principal frente mista do Congresso Nacional, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), formada por deputados federais e senadores”, disse o deputado federal Eliene Lima. O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, também esteve presente no velório. “Homero Pereira foi uma pessoa que contribuiu muito para o estado de Mato Grosso, na política, no agronegócio, no desenvolvimento como um todo. Estamos todos tristes com seu falecimento”, afirmou.
 
Para o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller, a perda de HomeroPereira é incalculável. “Ele, além de ser um grande líder, era uma pessoa humilde, com capacidade de agregar companheiros e transitar entre os adversários. Foi uma pessoa que nos ensinou muito”, lembrou.
 
Para os produtores rurais do estado, Pereira foi um líder que fez a diferença para o setor. “Acredito que só o que ele fez pelo nosso Código Florestal já justifica sua passagem por aqui. Ele foi muito importante para o nosso setor e temos um compromisso de honrar a passagem dele. Era uma pessoa de liderança e muito afável”, comentou o produtor rural de Sorriso, Elso Pozzobon. 
 
Outros setores também foram beneficiados pela atuação de Homero Pereira, como a indústria mato-grossense. “Ele ajudou diretamente toda a indústria mato-grossense, incentivando a indústria do agronegócio. Mato Grosso perde um líder que fará muita falta no Congresso Nacional”, disse o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Jandir Milan.
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões