Nacional

Líder de torcida organizada do Santos é preso durante operação no litoral

 
De acordo com informações da Dise, as prisões fazem parte da Operação Camarote, que foi iniciada por volta das 5h30. A operação foi realizada em parceria com a Dise do município de São Bernardo do Campo, no interior do Estado, de onde eram fornecidas as drogas comercializadas pela quadrilha.
 
Entre os mandados de prisão cumpridos estão o de um integrante da Sangue Jovem, a torcida organizada do Santos Futebol Clube, que chefiava o grupo. Também foram presos o presidente da torcida, Luciano Diesner, um frentista de um posto de gasolina da BR e o dono de uma loja de telefones celulares.
 
O delegado Carlos Alberto da Cunha, que comandou a operação, afirma que o grupo estava sendo monitorado. "Por meio de escutas telefônicas, nós soubemos que o crime organizado da Zona Leste estava fornecendo entorpecentes para a Baixada Santista. Continuamos as investigações e chegamos no Peterson, e depois conseguimos mapear todos os elementos da quadrilha", diz.A Dise calcula que a quadrilha seja formada por cerca de 10 pessoas. 
 
Segundo o delegado, a atividade essencial de Peterson, o chefe do grupo, era a venda do 'camarote' (cocaína pura) em parte dentro de baladas santistas, e em parte para a torcida nos jogos do peixe. "Essa droga (camarote) tem uma clientela de classe média e classe média alta na Baixada Santista. Não é uma droga vendida na comunidade", comenta Cunha. O presidente da torcida organizada, Luciano Diesner, também participava ativamente do tráfico, mesmo que em menor quantidade se comparado ao líder da quadrilha.
 
Ainda de acordo com o delegado da Dise, há oito presos e um foragido até o momento. O menor apreendido está detido para averiguações. Na operação, a polícia apreendeu ainda dois carros, uma motocicleta, armas e grande quantidade de entorpecentes.As oito pessoas foram apresentadas na Delegacia Sede de Santos por volta das 8h. Em seguida, foram encaminhadas para São Bernardo do Campo, onde a Dise dará prosseguimento à operação. Todos responderão por associação com o tráfico de drogas, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e outros crimes.
 
G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus