Uma ação conjunta das polícias de Mato Grosso e Paraná resultou na prisão de um homem apontado como líder de uma facção criminosa atuante em Sorriso (420 km de Cuiabá), na tarde desta quinta-feira (26). A detenção ocorreu na cidade de Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba. O criminoso ainda tentou apresentar documento falso e foi preso também em flagrante.
O criminoso é considerado de alta periculosidade e um dos principais investigados na Operação Dissidência, deflagrada pela Ficco-MT em março do ano passado; e pela Operação Xeque Mate, da Delegacia da Polícia Civil de Sorriso, em novembro de 2022. Ele também teria envolvimento com diversos delitos na região norte de Mato Grosso.
Em 2023, o investigado preso nesta quinta-feira foi alvo de uma ação do Batalhão de Operações Especiais e da Força Tática de Mato Grosso, mas conseguiu fugir, após uma intensa troca de tiros. Na ação, um criminoso morreu. A partir de então, a Ficco-MT passou a realizar diversas diligências para localizar e prendê-lo.
A Ficco-MT é uma força integrada e composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Militar e tem por objetivo a atuação conjunta e integrada no combate ao crime organizado em Mato Grosso.