As obras de pavimentação da BR–158, na região do Araguaia de Mato Grosso, avançaram com a conclusão da Licença de Instalação do Contorno Leste da rodovia, no trecho do Território Indígena Maraiwatsede publicada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nesta segunda-feira (13).
“Estamos avançando a passos largos e dedicando esforços para que este sonho esperado por décadas pela população seja cada vez mais uma realidade. Depois dos primeiros 12 quilômetros que assinamos a ordem de serviço, agora poderemos avançar com o asfalto em mais 86 quilômetros”, explicou Fávaro.
As obras da BR-158 foram divididas em dois lotes, cortando os municípios de Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada e Alto Boa Vista. O trecho foi licitado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
O lote A é de 93,99 km e está orçado em cerca de R$ 179 milhões. O lote B, de 101 km, tem orçamento previsto de R$ 249 milhões.
De acordo com o superintendente do DNIT em Mato Grosso (DNIT-MT), Djalma Silvestre, com a conclusão do licenciamento de instalação do contorno leste e do primeiro trecho do lote A, com extensão de 12 quilômetros, durante este ano de 2025 será realizado o asfaltamento destes 86 quilômetros até o município de Alto Boa Vista.