Cidades

Levantamento da CDL projeta aumento de 20% nas vendas no Dia dos Pais em Cuiabá

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) divulgou um relatório com o resultado do diagnóstico e análise feita para entender o comportamento de compra dos consumidores da capital, assim como o seu interesse para o Dia dos Pais. Segundo a pesquisa, a expectativa é que as vendas deste ano tenham um aumento de 20% em comparação com a mesma data em 2020.

Os presentes mais procurados, segundo o diagnóstico, são: vestuário e acessório masculino (38,7%), perfumes (22,6%), calçados (18%), Telefonia/Smartphone (5,5%), joias/relógios (4,6%), artigos esportivos (3,2%),  eletrônicos (2,8%), alimentos e bebidas (2,3%) e livros/livraria (0,5%). 1,8%  dos entrevistados disseram que pesquisariam outras opções.

Com relação ao local de compras, 38,9% dos entrevistados disseram que irão comprar nas lojas localizadas no centro da cidade, 25,6% nas lojas próximas do bairro onde mora, 22,7% nos shoppings centers, 7,4% internet/sites on-line, 3,9% através das mídias sociais e 1,5% vendedores avulsos (porta a porta ou conhecidos).

Sobre o que desperta o interesse na compra, 42,7% disseram ser o desejo do pai, 27,5% Qualidade do produto/serviço e Marca, 15,2% Propaganda e Promoção da Loja, 5,4% Condições facilitadas de pagamento, 3,4% Atendimento cordial e educado dos Vendedores, 2,5% Inovação e Tecnologia do Produto/Serviço, 2,0% Preço final da compra e 1,5% Rapidez e Processo Atendimento.

Segundo o levantamento ainda, 79,1% dos cuiabanos pretendem comprar 1 presente para o pai e 20,9% de dois acima. Com relação a quem pretende presentear, o resultado da pesquisa foi 60,3% o pai, 18,1% o sogro, 1,3% o esposo, 20,3% outras pessoas (namorado, avô, filho, mãe).

Entre as faixas de valor de compras, 44,3% dos entrevistados disseram que pretendem gastar de R$ 101,0 a 200,00 em presentes, 37,8% pretendem gastar até 100,00, 17,9% acima de R$ 200,00, resultando em um ticket médio de R$ 196,10.

Quando analisado com o ano de 2020, 38,6% responderam que o gasto será igual e 22,7% disseram que será maior que o ano passado. A forma de pagamento mais procurada, será à vista, respondido por 74,2% dos entrevistados e parcelado, 24,9%. A maioria disse que irá pagar com dinheiro (39,9%), Cartão de débito (26,9%), Cartão de crédito (23,1%), Crediário (7,2%), Pix / Transferência (1,4%) e Boleto (1,4%).

Outro dado apurado na pesquisa foi com relação ao tempo pela procura do presente. Como a maioria dos brasileiros, 75,1% ainda não começou a pesquisa, 22% já começou a procurar e 2,9% já comprou. Os que ainda não pesquisaram, 56,9% pretende fazer isso na véspera ou no dia, 18,8% 7 dias antes, 14,4% 15 dias antes e 9,9% a partir de agora.

A respeito dos locais onde os consumidores costumam fazer essas pesquisas antes de comprar, foi apurado que 78,2% prefere ir pessoalmente na loja, 9,2% em site de busca, 6,8% sites e-commerce, 5,3% redes sociais e 0,5% comparador de preços.

Os entrevistados disseram procurar o presente pelo preço (42,2%), promoções (30,1%), atendimento (14,1%), facilidade na hora da compra (5,3%), facilidade de pagamento (3,4%), valor do frete (2,4%) e brindes (1,5%).

“Depois de um ano em que as vendas das datas comemorativas sofreram diretamente com o contexto da pandemia e as incertezas em relação ao funcionamento dos negócios, o Dia dos Pais de 2021 será diferente, com movimento maior e um crescimento de vendas em relação ao baixo patamar de 2020, com expectativa de voltar aos patamares de 2019”, avaliou o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja.

 

Redação

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Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

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