Cidades

Levantamento aponta que 77 indígenas morreram de Covid-19 e 854 contraíram o vírus em MT

Dados da Articulação de Povos Indígenas do Brasil (Apib) apontam que 77 indígenas morreram em Mato Grosso vítimas da Covid-19. Destes, 47 são da etnia Xavante. Ao todo, 854 indígenas de 12 povos foram contaminados com o vírus no estado.

Mato Grosso é o terceiro estado com mais mortes de índios. O primeiro da lista é o Amazonas, com 183 índios mortos, seguido do Pará, com 84. O quarto é Roraima. No estado, 57 indígenas morreram em consequência da doença.

No início de julho eram 435 mortos e 11.640 infectados. Agora, já são 581 vítimas e 18.854. O total de etnias atingidas passou de 128 para 143.

Juca Kamayurá foi lutador de huka-huka – luta tradicional dos povos indígenas do Xingu — Foto: Reprodução/Facebook

Um dos mortos pela doençã foi o ancião do povo Kamayurá, Juca Kamayurá, que vivia na região do Alto Xingu. Ele morreu no sábado (25), depois de uma semana internado. Juca foi também um lutador de huka-huka – luta tradicional dos povos indígenas do Xingu – e era respeitado na região por ter vencido várias batalhas.

Nesta semana uma força-tarefa federal foi montada. Equipes de saúde da Aeronáutica e da Fundação Nacional do Índio (Funai) vão trabalhar nas aldeias São Marcos e Namunkurá. São 22 mil indígenas na região.Militares do Exército ainda levaram luvas, testes rápidos, soro, medicamentos e equipamentos de proteção.

O Ministério da Saúde afirmou que tem números diferentes dos apresentados pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil. O órgão registrou 14.216 casos e 263 mortes de índios por Covid-19 no Brasil e que até o momento já aplicou R$ 70 milhões no enfrentamento da doença entre os povos indígenas.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.