Em 2013 foram registrados 190 casos da gripe A/H1N1 em todo o estado. Deste total, 15 foram de Influenza A, 15 de influenza B, oito notificações de influenza H3N2 e nove por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Além disso, dois casos ficaram inconclusivos, 116 notificações foram descartadas. Onze pessoas morreram vítimas da doença.
De acordo com a secretaria, medidas simples de higiene pessoal podem prevenir a contaminação pela gripe. Entre elas estão: lavar as mãos com água e sabão, com frequência, principalmente depois de tossir ou espirrar, após usar o banheiro, antes de comer e antes de tocar os olhos, boca e nariz. Também é recomendado que as pessoas evitem tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies, usem lenço de papel descartável e protejam a boca e o nariz ao tossir ou espirrar.
Já as pessoas doentes, a recomendação é para não sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença, que é de até sete dias após o início dos sintomas. Além disso, deve-se evitar aglomerações e ambientes fechados. O ambiente doméstico deve ser arejado e receber luz solar. A ingestão abundante de líquidos também ajuda na cura, conforme a secretaria.
G1