Opinião

Lenildo Solano: música e literatura na rádio CPA FM 105.9

A manhã de sábado foi diferente! Fomos à Rádio CPA FM 105.9, antes da rega das mudas plantadas por mim e Edu na Avenida A e na Praça do Terra Nova; antes da feira livre do Terra Nova, onde mais do que adquirir produtos hortigranjeiros significa dia de conversa fraterna com feirantes Francisco, José, Pedro e Diana.

Na Rádio, a convite do músico e professor aposentado do IFMT, Lenildo Solano, participei de seu programa semanal Viva Cuiabá Dançando o Rasqueado. Um encontro entre música e literatura: rasqueado cuiabano e Ikuiapá na boca do Pari (2010), livro editado pela Entrelinhas Editora destinado ao público infantil e juvenil, escrito por mim e Rosemar Eurico Coenga e ilustrado por João Batista Conrado.

A entrevista percorreu a programação daquela manhã. Intercalada entre saudação aos ouvintes, poesia, oração e, é claro, o rasqueado, o forte do programa, falei sobre a experiência de escrever um livro em coautoria e das histórias que nasceram às margens do rio Cuiabá, com o testemunho de Minhocão. Conforme o programa avançava ao ritmo do rasqueado, atenta às composições de Lenildo e música de Paulo Lopes, percebi o quanto elas se ligavam aos propósitos do livro. Baseado na biografia de Rosemar, o menino Branco, a história narra uma parte de sua infância às margens do rio Pari, às voltas com Minhocão, Neguinho d’Água, Neguinho da boca do Guató, Mulher Apá, Jacaré Encantado, Jaú de cabelo, Piraputanga do Ouro e tantos outros.

O livro também faz referência ao rasqueado, pois Minhocão “é bem cuiabano”, vaidoso de sua terra e água natal. Quer ver todo mundo bem. Quer salvar o rio das águas poluídas. E conforme o programa avançava, na voz de Lenildo, eu imaginava Minhocão serpenteando o leito do rio, a dançar ao som do rasqueado porque, “quem não dança, segura a criança”, alertava Lenildo a balançar o corpo às centenas de ouvintes que o acompanhavam pelo “velho” rádio, celular ou YouTube.

Também me chamou a atenção a condução de Lenildo na organização do programa. Em uma folha de papel, em caligrafia caprichada, nas tintas azul e vermelha, a indicação de todas as partes da programação daquele dia, com os minutos e segundos para cada uma delas. Ele vestia uma camiseta branca onde se lia o bordado do lado esquerdo “Rádio CPA FM 105,9”. Fiquei a pensar: é Lenildo um músico ou um professor. Lenildo é um “Professor no rasqueado”.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do