O jogo entre Iêmen e Paquistão, nesta segunda-feira, fechou a fase preliminar de classificação nas Eliminatórias da Ásia para a Copa do Mundo de 2018, a ser disputada na Rússia. Depois de vencer o jogo de ida por 3 a 1, a seleção iemenita segurou o empate em 0 a 0 fora de casa para garantir a vaga, somando-se às seleções de Timor Leste, Cambodja, Butão, Taiwan e Índia na fase de grupos.
Os paquistaneses, que levaram a pior no confronto no Iêmen ao perderem por 3 a 1, precisavam vencer por dois gols de diferença para buscar a vaga, mas não conseguiram chegar às redes uma vez sequer. Realizada no estádio Madinat Isa, a partida desta segunda reuniu poucos atrativos e confirmou a classificação dos visitantes na segunda fase das Eliminatórias.
O jogo de volta entre as equipes, antes marcado para o Paquistão, não pôde acontecer no dia 17 por conta dos ataques terroristas à região, que visavam atingir duas igrejas, uma católica e outra protestante. A ação gerou revolta por parte da população, que desencadeou um confronto nas ruas – ao todo, 16 pessoas morreram a cerca de 380 km da capital Islamabad.
Assim, o jogo foi disputado em Madinat Isa, uma província do Bahrein. As chaves das Eliminatórias asiáticas devem ser decididas nos próximos dias. Os seis classificados na fase preliminar devem se unir às 34 seleções mais bem ranqueadas para serem dividas em oito grupos de cinco times na próxima fase do torneio.
Após partidas de ida e volta entre os times das chaves, avançam os primeiros colocados de cada grupo e os quatro melhores segundos colocados. Organizado pela Confederação Asiática de Futebol (AFC), o torneio garante vaga direta para Copa do Mundo à quatro seleções e ainda possibilita a mais uma a presença na repescagem intercontinental para o torneio.
Fonte: iG