Política

Leitão faz compromisso com povos indígenas do Xingu na busca por votos

Os candidados ao Senado Federal começaram buscar votos em suas bases eleitorais no interior de Mato Grosso. Para reduzir a diferença de votos entre os candidatos líderes nas pesquisas na capital que tem até o dobro das intenções de voto, o foco dos candidatos agora é o interior.  Em sua passagem por Sinop nesta quinta-feira (06), o candidato a senador Nilson Leitão (PSDB) reuniu com lideranças indígenas da etnia Kaiabi.

O tema principal do encontro foi saúde. Na oportunidade, os índios entregaram o relatório da Conferência Nacional de Saúde Indígena, cujo documento aponta para a necessidade da construção de um Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) e uma Casa de Saúde Indígena (Casai) na região.  

Formada por mais de 2,2 mil, sendo que a maioria vive no Parque Nacional do Xingu, a etnia tem como referência o Hospital Regional de Alta Floresta. É o que afirma o diretor geral da unidade, José Marcos da Silva. “Recebemos uma demanda grande de índios no hospital. E o Nilson Leitão é um deputado que sempre ajudou nosso hospital. Abrangemos uma região de seis municípios e pegamos um pouco do Pará e do Amazonas. E para que possamos atender toda essa região, precisamos do apoio dele no Senado”. 

Contudo, Yefuká Kayabi, que é articulador político do movimento indígena do povo Kawaiwete, defende necessidade da construção de equipamentos de saúde voltados para a saúde indígena. “Com o crescimento da população indígena, a demanda também aumentou. O DSEI Xingu já não dá conta de suprir nossa necessidade. Portanto, esses é o desejo das nossas lideranças que brigam por isso há 30 anos. Muitos já se foram. Mas o desejo continua. Então acreditamos no trabalho do Nilson e o apoiamos para o Senado”, declarou. 

Na mesma esteira, Josiane Kaiabi, da aldeia Kururuzinho, pediu para que o deputado federal e candidato ao Senado ajude, atuando junto à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), que está vinculada ao Ministério da Saúde, e da Fundação Nacional do Índio (Funai). “Então, acreditamos nele como deputado federal. Agora, subindo mais esse degrau até o Senado Federal, poderá nos ajudar ainda mais. Temos um respeito muito grande por ele, pois encontramos diálogo e compromisso conosco”, asseverou. 
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões