O deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT) aparece dentre os treze deputados com maior número de processos em andamento STF Supremo Tribunal Federal. Ele responde atualmente a sete inquéritos ou ações penais e aparece em quarto lugar em lista montagem pelo site Congresso em Foco.
Conforme o Congresso, Leitão tem responde a cinco inquéritos sobre crimes contra a Lei de Licitações, um sobre corrupção passiva e uma ação penal na qual é réu por crimes de responsabilidade.
O tucano ganhou visibilidade nas últimas semanas no país por causa de um projeto de lei de sua autoria que prevê uma espécie de reforma para o trabalhador rural. Um dos pontos mais polêmicos é o que permite o empregador pagar funcionários com “remuneração de qualquer espécie”, o que pode ser interpretado como apenas alimentação e moradia. Ele também não se manifestou sobre as apurações. Ele é atualmente o presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), conhecida como bancada ruralista.
Leitão é citado como empatado com outros quatro colegas na Câmara Federal no número de ações em aberto na mais alta Corte do país – Aníbal Gomes, Alfredo Kaefer, Andrés Sanchez e André Moura.
Ainda conforme o Congresso, os campeões em número de acusações criminais colecionam de cinco a 18 pendências judiciais. Eles representam 12 estados (Amapá, Pernambuco, Paraíba, Mato Grosso, Ceará, Paraná, São Paulo, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Alagoas) e dez partidos políticos (PDT, PTB, PMDB, PSDB, PSL, PT, PSC, PR, PP e Solidariedade).