O leilão da ferrovia projetada para ligar Sinop, ao norte do estado, até o porto de Miritituba (PA), conhecido como "Ferrogrão" deverá levar, no mínimo, 10 anos para ser lançado. Isso ocorre porque os estudos estão desatualizados.
A avaliação é do secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, que considerou como um "cenário otimista".
Segundo o represetante do governo federal, os estudos para a construção da ferrovia foram feitos há 10 anso e estão desatualizados. Na época, a previsão de investimentos era de R$ 13 bilhões. Agora, o empreendimento deve custar pelo menos duas vezes mais, o que chega a R$ 30 bilhões.
Por isso, é necessário voltar a campo para verificar se as condições geológicas e ambientais permanecem as mesmas.
Em maio deste ano, o ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF0, deu aval para que fossem retomados os procedimentos e estudos para a implantação da "Ferrogrão".
O empreendimento estava suspenso desde 2021, por decisão do próprio ministro, em ação movida pelo partido PSOL, que questionava o fato de o governo federal ter diminuído, por medida provisória, o Parque Nacional do Jamanxin (PA), para passagem dos trilhos.