Cidades

Leilão da Ferrogrão deve levar 10 anos para ser lançado em MT, diz secretário

O leilão da ferrovia projetada para ligar Sinop, ao norte do estado, até o porto de Miritituba (PA), conhecido como "Ferrogrão" deverá levar, no mínimo, 10 anos para ser lançado. Isso ocorre porque os estudos estão desatualizados.

A avaliação é do secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, que considerou como um "cenário otimista".

Segundo o represetante do governo federal, os estudos para a construção da ferrovia foram feitos há 10 anso e estão desatualizados. Na época, a previsão de investimentos era de R$ 13 bilhões. Agora, o empreendimento deve custar pelo menos duas vezes mais, o que chega a R$ 30 bilhões.

Por isso, é necessário voltar a campo para verificar se as condições geológicas e ambientais permanecem as mesmas.

Em maio deste ano, o ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF0, deu aval para que fossem retomados os procedimentos e estudos para a implantação da "Ferrogrão".

O empreendimento estava suspenso desde 2021, por decisão do próprio ministro, em ação movida pelo partido PSOL, que questionava o fato de o governo federal ter diminuído, por medida provisória, o Parque Nacional do Jamanxin (PA), para passagem dos trilhos.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.