Cidades

Lei que proíbe construção de usinas hidrelétricas no Rio Cuiabá é publicada pela ALMT

A lei nº 11.865, que proíbe a construção de usinas hidrelétricas (UHE) e pequenas centrais hidrelétricas (PCH) em toda a extensão do Rio Cuiabá, foi publicada na edição desta quarta-feira (31) do Diário Oficial.

Segundo a proposta, a proibição se dá devido ao alto grau de impacto ambiental e social, já que a instalação desse tipo de usina e a construção de barragens refreiam o curso do rio e é preciso alargar grandes áreas, o que afeta diversas regiões e o meio ambiente.

A lei foi aprovada no dia 4 de maio pela Assembleia Legislativa por 12 votos favoráveis e duas abstenções. A iniciativa é dos deputados Wilson Santos (PSDB), Eduardo Botelho (União Brasil), Elizeu Nascimento (PL), Prof. Allan Kardec (PSB) e Sebastião Rezende (União Brasil).

No mês passado, o governador Mauro Mendes (União Brasil) vetou, de forma integral, o projeto de lei. Segundo o estado, a Procuradoria Geral considerou a proposta inconstitucional.

O veto foi derrubado na sessão de 24 agosto, com 20 votos a favor e três contrários.

O Rio Cuiabá possui área de 16 mil hectares de Áreas de Preservação Permanente, sendo que 2 mil deles já se encontram degradados por intervenção humana.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.