Nacional

Lei obriga alguns serviços a dar atendimento 24 horas no carnaval

Há aqueles que querem um carnaval como o da música “Chuva, Suor e Cerveja”. Outros aproveitam o feriado para descansar. O fato é que nem sempre as coisas saem como o planejado: o avião atrasa, os serviços na rodoviária ficam caóticos, no meio do bloco perde-se a carteirinha do plano de saúde ou o cartão de crédito é furtado… Mas, embora o reinado seja de Momo, o consumidor não está desprotegido.

— Não tem cabimento, por exemplo, esperar até a quarta-feira para obter autorização para procedimento médico urgente. Ou para poder comunicar a perda, roubo ou tirar uma dúvida sobre o cartão de crédito — destaca Claudia Almeida, advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Claudia lembra que, de acordo com o decreto 6.523/2008, a Lei dos Serviços de Atendimento ao Consumidor (SACs), bancos, administradoras de cartão de crédito, planos de saúde, empresas de transporte aéreo e terrestre, serviços de telecomunicações e concessionárias de serviços públicos, como energia e água, devem ter SACs funcionando 24 horas, todos os dias.

1 – Se o telefone fixo ou celular não funcionar

Segundo a Agência Nacional Telecomunicações (Anatel), o call center das operadoras deve funcionar 24h por dia. Já os postos de atendimento seguem o horário comercial. Se a empresa não resolver, a Anatel atende pelo 1331 (para deficientes auditivos, 1332), exceto na terça-feira. Queixas podem ser registradas pela internet (http://bit.ly/1waX8jV). Tenha em mãos o número do protocolo informado pela operadora.

2 – Em caso de problemas com voos ou ônibus

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) atende a casos não solucionados pelas aéreas no 0800 725 4445 — funciona 24 horas, em português, inglês e espanhol — e pelo www.anac.gov.br/falecomaanac. Nos principais aeroportos, há escritório da agência. O Juizado Especial atende em alguns aeroportos, como o Santos Dumont (diariamente, das 6h às 22h, no setor de embarque) e Galeão (24h, no 3º andar do Terminal 2). A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) recebe queixas pelo telefone 166 e pelo ouvidoria@antt.gov.br.

3 – Reze para os eletrodomésticos não quebrarem

Segundo o Idec, as assistências técnicas não têm a obrigação de funcionar durante o período de folia. Os fabricantes também não são regidos pela lei do SAC, que prevê funcionamento 24 horas, sete dias por semana.

4 – Perda ou roubo de cartões de débito e de crédito

Em caso de roubo ou perda de cartão, comunique imediatamente à instituição. O serviço por telefone funciona ininterruptamente. Em alguns bancos, pode ser feita solicitação de cartões por canais eletrônicos, mas o pedido só será processado no primeiro dia útil. Se precisar sacar dinheiro com urgência, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) sugere que se transfira o dinheiro pela web para a conta de um familiar ou amigo e peça que este saque o dinheiro.

5 – Pagamento de contas de consumo e juros

Contas podem ser pagas ou agendadas em caixas eletrônicos, internet banking e por telefone, que funcionam normalmente, segundo a Febraban. Contas de consumo (água, energia, telefone) e carnês que vencem durante a folia poderão ser pagos no primeiro dia útil, sem acréscimo, já que os bancos só abrem quarta-feira após as 12h. No caso de contas em atraso, juros e multa serão contabilizados só pelos dias úteis.

6 – Atendimento das seguradoras será normal

Centrais de assistência 24 horas operam durante todos os dias, afirma a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg). O número fica no verso do cartão do seguro ou no site da empresa. O consumidor pode acionar, normalmente, serviços como guinchos, assistências mecânica e elétrica (automóveis) e serviços emergenciais de chaveiro, eletricista e encanador.

7 – Se for preciso recorrer à Justiça, há posto até no Sambódromo

O expediente das unidades do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) só retorna na quinta-feira. Mas haverá esquema de plantão até a quarta-feira de Cinzas. Urgências são atendidas no Plantão Judiciário diurno e noturno, na Avenida Rodrigues Alves 731-A, Saúde. No Sambódromo, há um posto do Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos — com juiz, promotor, defensor público e outros servidores — funcionando até amanhã e, também, no sábado. A unidade está no Setor 11, das 19h até a última ocorrência, atendendo a todos os casos, inclusive de consumo, como compra e devolução de ingressos. No interior do estado, até quarta-feira, as comarcas fazem plantão diurno, das 11h às 18h. As demandas noturnas serão atendidas no plantão da capital.

8 – Se a viagem não saiu como o planejado

As agências de viagens e companhias aéreas devem reforçar o atendimento, diz a advogada do Idec, já que nesse período há uma grande venda de pacotes e passagens.

9 – Para problemas com água e luz, concessionárias têm plantão

A Cedae informa que expediente é normal para serviços de operação e manutenção, pelo 0800-282 1195. As agências, porém, só abrem às 12h da quarta-feira de Cinzas. A Light também terá atendimento 24 horas para emergências, como falta de luz, pelo 0800 021 0196. Mas suas agências e o atendimento on-line (chat) só funcionarão a partir das 12h de quarta-feira. A central de atendimento da Ampla (0800 280 0120) funciona 24 horas, e as lojas abrirão a partir das 12h de quarta-feira.

10 – Planos têm que dar atendimento a emergências

Atendimentos de urgência e emergência devem ser imediatos. Os prazos para consultas e outros procedimentos não deixam de contar por ser feriado ou fim de semana. As denúncias por não atendimento ou negativa de cobertura podem ser feitas à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) pelo www.ans.gov.br ou pelo 0800 701 9656. Se perder a carteira do plano, o usuário não deve deixar de ser atendido, podendo ser identificado pelo CPF, diz a ANS

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus