Tomou posse na tarde desta sexta-feira (16) o novo presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Layr Mota. A solenidade ocorreu na sede da entidade, no bairro Boa Esperança em Cuiabá e contou com a presença do vice-governador Carlos Fávaro.
Layr disse que uma das suas primeiras ações será conhecer o patrimônio da entidade. “Vamos fazer um levantamento patrimonial para identificar a receita da Empaer e assim podermos decidir os próximos passos”. Ele também falou em construir uma nova sede para a Empaer no prazo de 18 meses.
De acordo com Layr, a Empresa possui uma dívida de mais de R$ 100 milhões. “Nós nos deparamos com uma situação que não esperávamos. Hoje a Empaer se tornou uma empresa de cabide de empregos, mas nós vamos resgatar a Empaer do passado, a que desenvolvia um trabalho de extensão rural muito forte e que perdeu o ritmo”.
O vice-governador afirmou que o grande desafio do novo presidente será trazer viabilidade para as pequenas propriedades, gerando renda e qualidade de vida. “Tem o desafio de oxigenar, trazer incentivos aos servidores que tem a missão de alavancar a agricultura familiar, gerar as oportunidades que a agricultura empresarial já tem em Mato Grosso”.
Fávaro também falou do foco que o atual governo vai dar para os pequenos produtores, destacando que a Agricultura Familiar ganhou uma pasta exclusiva para atender as suas demandas. “Não foi por esmola ou favor, mas porque acreditamos na agricultura familiar. Porque sabemos da força econômica da atividade. E tenho certeza que vai nos dar muito orgulho o desenvolvimento da pequena propriedade".
A importância do papel que a Empaer já teve para o desenvolvimento da agropecuária no estado foi destacada por Fávaro. “Esse papel será reconhecido no governo Pedro Taques. O presidente da Empaer e o secretário da agricultura familiar terão o total apoio do governo para trazer oportunidades e viabilidade para as famílias que vivem da agricultura familiar em Mato Grosso”, pontuou Fávaro.
Assessoria