Plantão Policial

Latrocidas presos pela Derf tinham intenção de roubar revólver da vítima

A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) apresentou na manhã desta quarta-feira (17) a dupla Enadiel Costa Silva, 20, e Fábio Ferreira Santos, 27, presos acusados de cometer latrocínio que vitimou Orlando Moraes de Arantes, 54, e feriu seu filho com um tiro no abdômen na madrugada de sexta-feira (12), no bairro Jardim Industriário em Cuiabá (MT). O objetivo principal dos presos seria roubar a arma que pertencia a vítima.

Em entrevista, o delegado da Derf, Caio Fernando Álvares Albuquerque, explicou que ao prender os acusados, Enadiel confessou que esteve no local do crime no dia do fato, e a escolha da casa para cometer inicialmente o roubo, seria que os criminosos receberam uma informação de que no imóvel havia uma arma de fogo.

“Em conversa com a vítima sobrevivente, que está hospitalizada e não corre mais risco de vida, esta informou que quando chegou na residência a dupla já tinha rendido seu pai e em seguida a rendeu. Ao ser levada para o interior do imóvel, os ladrões a todo instante buscavam pela arma, que segundo eles seria uma “fita dada” (informação criminosa privilegiada)”, informou o delegado.

O que levou ao assassinato de Orlando de acordo com o filho dele, foi que em dado momento, os ladrões acabaram se distraindo, e Orlando pegando o revólver que estava escondido embaixo do travesseiro para tentar reagir ao assalto e atirar nos criminosos, porém nenhum projétil disparado acertou Enadiel e nem Fábio, que reagiram e mataram Orlando e feriram o seu filho fugindo em seguida.

“A arma encontrada na cena do crime, um revólver calibre 38, pertencente as vítimas, não possuía registro e de acordo com a vítima hospitalizada, a arma seria para defesa própria da família”, explicou Caio Albuquerque. O delegado informou que os moradores do imóvel não possuíam qualquer passagem criminal pela polícia.

Enadiel e Fábio são moradores do mesmo bairro onde ocorreu o crime, e costumavam passar em frente a residência das vítimas. Enadiel já possui condenação pelo crime de receptação, e ainda responde a outra ação penal pelo mesmo delito, e de acordo com o delegado, o mesmo veicula nas redes sociais, pertencer a facção criminosa Comando Vermelho.

Fábio por sua vez, tem passagem por violência doméstica contra a mulher e os investigadores realizaram a prisão dele no local de serviço. Já Enadiel foi detido enquanto caminhava pelo bairro.

“A prisão deles só foi possível, graças ao trabalho incessante da equipe de investigação da Derf que conseguiu apurar os fatos e realizar a prisão da dupla criminosa o quanto antes. E os criminosos ao serem presos, provavelmente estavam desacreditando na justiça e no trabalho da polícia, destacou o delegado.

A dupla foi encaminhada para audiência de custódia nesta quarta-feira, e tiveram o pedido de prisão temporária encaminhado a justiça, para que a polícia continue realizando o trabalho de investigação. Mesmo não tendo levado nenhum pertence do local do crime a dupla deverá responder pelo crime de latrocínio (roubo seguido de morte). As armas utilizadas pelos assassinos, não foram localizadas até o momento pelos policiais. 

A equipe da Derf pede para que possíveis vítimas da dupla reconheçam os presos, que procure a delegacia para registrar boletim contra eles e que possa colaborar com a polícia para que os Enadiel e Fabio respondam pelos crimes praticados.

Latrocínio:

Segundo o código penal brasileiro, o latrocínio (que está descrito no artigo 157, § 3) é considerado um crime hediondo, tanto na sua vertente tentada ou consumada. Quando o latrocínio culmina na morte da vítima, a pena prevista para o praticante é de 20 a 30 anos.

Quando existe homicídio consumado e tentativa de subtração, persistia a dúvida quanto à existência de latrocínio. Por este motivo, o STF (Supremo Tribunal Federal) redigiu a súmula 610, que indica: "Há crime de latrocínio, quando o homicídio se consuma, ainda que não realize o agente a subtração de bens da vítima."

A diferença entre latrocínio e homicídio é que no caso do latrocínio existe o dolo (intenção) de matar alguém para roubar alguma coisa. O objetivo principal é a apropriação do patrimônio da vítima.

O caso:

Na madrugada dia dia 12, segundo a PM, moradores do bairro ligaram e informaram ter ouvido disparos de arma de fogo vindo da residência da vítima. Ao chegar ao endereço, os militares entraram no imóvel e encontraram Orlando caído no chão da sala com ferimentos causados por arma de fogo no ombro, pescoço e região lombar.

O filho da vítima, um jovem foi encontrado baleado com perfuração no peito, consciente, mas sem forças para falar. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi até o local e constatou o óbito de Orlando, já o jovem foi socorrido e encaminhado a uma unidade hospitalar da capital.

Leia mais:

{relacionadas}

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em