Líder do Campeonato Espanhol, o Barcelona viu seu retrospecto amplamente favorável contra o Las Palmas não valer nada e foi derrotado pelo adversário por 2 a 1 neste sábado pela 15ª rodada do Campeonato Espanhol. Foi a primeira vitória do Las Palmas sob mando do Barcelona em 53 anos.
O resultado deixa o Barcelona estacionado com 34 pontos e com o topo da tabela ameaçado nas próximas rodadas. O Atlético de Madrid goleou o Real Valladolid e assumiu o segundo lugar, com 32 pontos, o Real Madrid, que ocupa a terceira posição enfrenta o Getafe neste domingo, tem quatro pontos e 2 partidas a menos.
Após uma derrota e um empate nas duas últimas rodadas no Espanhol, o Barcelona enfrentou um adversário teoricamente muito favorável para buscar a reabilitação e festejar seus 125 anos de história. Próximo da zona de rebaixamento, o Las Palmas não conseguia vencer o Barcelona no Espanhol desde fevereiro de 1986.
O histórico era ainda melhor com o Barcelona como anfitrião, já que o time não perdia um duelo com os Las Palmas em casa desde setembro de 1971, com 18 vitórias e 2 empates. Nesta temporada, o time de Hansi Flick acumulava oito vitórias consecutivas em sua casa temporária, o Estádio Olímpico Lluís Companys.
Apesar do domínio no primeiro tempo, com quase 70% de posse bola, o Barcelona pouco ameaçava de maneira clara o Las Palmas. Até que, aos 44 minutos, Raphinha chegou a marcar após aproveitar rebote do Cillessen, mas estava completamente impedido. Já nos acréscimos, o atacante voltou a aparecer bem e acertou um chute no travessão.
Na segunda etapa, em uma rápida transição, o Las Palmas conseguiu abrir o placar aos 5 minutos. Do círculo central, Rodríguez percebeu Sandro Ramírez avançando pelo lado direito. O atacante bateu forte, cruzado, ao entrar na área e venceu o goleiro Pena.
O time da casa chegou ao empate 16 minutos depois com Raphinha. O atacante brasileiro acertou um belo chute de fora da área após receber passe de Pedri. O Las Palmas chegou à vitória com o português Fábio Silva após uma jogada bem trabalhada. O atacante recebeu um belo lançamento de Javier Muñoz, avançou pela faixa central e bateu cruzado, no canto direito de Pena, ao invadir a área.
O resultado deixou clara a ineficiência do Barcelona. Na segunda etapa, o líder do Espanhol finalizou nove vezes (três na direção correta), contra apenas duas dos visitantes. Artilheiro do campeonato, com 15 gols, o atacante polonês Robert Lewandowski teve atuação discreta. Na terça-feira, ele se tornou o terceiro jogador a marcar 100 gols na Liga dos Campeões ao anotar 2 na vitória sobre o Brest por 3 a 0.
Na próxima rodada do Espanhol, o Barcelona enfrenta o Betis, no sábado. E o Las Palmas, que abriu 5 pontos para o primeiro time na zona de rebaixamento, recebe o lanterna Valladolid no mesmo dia.
GOLEADA DO ATLÉTICO
O Atlético de Madrid assumiu a vice-liderança do Campeonato Espanhol, neste s´sbado, ao derrotar o Real Valladolid, por 5 a 0, no Estádio José Zorrilla, em duelo válido pela 15ª rodada. Com o resultado, o time do técnico Diego Simeone chegou aos 32 pontos, superando o Real Madrid, que tem 30 e ainda joga neste domingo. A liderança da competição é do Barcelona, com 34, apesar da surpreendente derrota para o Las Palmas.
Com três gols em 11 minutos, o Atlético de Madrid teve um primeiro tempo exemplar em Valladolid. O primeiro gol só saiu aos 26 minutos, com Lenglet. Aos 35, Álvarez ampliou a vantagem dos visitantes, que voltaram a marcar aos 37, com De Paul.
A primeira etapa só não foi mais arrasadora para o Valladolid porque o VAR anulou o quarto gol do Atlético, marcado por Giménez, aos 48 minutos.
No segundo tempo, o Atlético não diminuiu o ritmo no começo e ampliou ainda mais a vantagem com um gol de Griezmann, aos sete minutos.
Com a vitória garantida, a equipe de Madri passou a administrar o resultado, poupando a parte física até o final da partida, sem sofrer uma reação por parte do adversário. Aos 47, Sorloth decretou a goleada do Atlético, com o quinto gol.