Cidades

Larvas de mosquito são encontradas na entrada de maternidade

Larvas foram encontradas na entrada da maternidade (Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre)

Durante uma reportagem sobre os casos de bebês com microcefalia, que nasceram na Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, uma equipe da Rede Amazônica Acre registrou larvas de mosquito em uma das janelas na entrada da unidade de saúde.

A direção do hospital não quis gravar entrevista sobre o acúmulo de água com larvas no local, mas justificou que a equipe de limpeza está reduzida.

Ao G1, a Secretaria de Saúde do Acre informou que equipes terceirizadas fazem a limpeza das unidades de saúde do estado e o procedimento padrão é que a operação seja realizada mais de uma vez ao dia, por se tratar de um local com grande fluxo de pessoas.

A Sesacre disse ainda que a direção da unidade tomou providências para que o problema fosse sanado e uma verificação deve ser feita em toda a unidade para averiguar a existência de outros focos.

Bebês com microcefalia são acompanhados em Rio Branco
Dois bebês que nasceram com microcefalia, na maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, estão sendo acompanhados pela Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre).

Ao todo, três casos da doença foram registrados na unidade em dezembro, um dos recém-nascidos, entretanto, morreu 20 minutos após o parto. Ainda não há confirmação se os casos têm ligação com o zika vírus, mas exames indicar se os recém-nascidos estavam com alguma das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue e chikungunya.

A mãe do bebê que morreu após o parto é do município de Feijó, localizado a 366 quilômetros da capital. Ele nasceu no dia 2 de dezembro. Segundo a Sesacre, além da microcefalia o bebê também tinha malformação óssea.

Já a mãe do outro bebê é do município de Jordão, que não tem casos de dengue, e o terceiro é de uma mãe que veio para o Acre de Rondônia, onde há registros do zika vírus. Todos tiveram amostras de sangue encaminhadas para investigação epidemiológica.

Segundo a geneticista da Maternidade Bárbara Heliodora, Bethânia de Freitas, diversos fatores podem ter causado a doença, além do zika vírus. “Sim, é microcefalia, só que as causas de microcefalia são inúmeras. Existem casos em que a mãe ingeriu bebida alcoólica, porque a mãe fuma, porque a mãe teve alguma infecção”, explica.

A médica reforça ainda o cuidado que mulheres grávidas precisam ter com o Aedes aegypti. “É uma época em que a gente tem que está realmente atenta porque a gente está no período chuvoso”, finaliza.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.