Cidades

Lar da Criança coloca internos em risco

Desta vez os servidores comprovam, por meio de fotos, que crianças com necessidade de cuidados especiais, e que inclusive dependem de respiração mecânica, estão alojadas ao lado de uma sala em obras por conta do desabamento do teto. Barulho, poeira e movimentação de operários tornam inadequado o ambiente para essas crianças, que ainda estariam ficando vez por outra sem medicamentos. 
 
Desde julho deste ano o Circuito Mato Grosso vem publicando denúncias de irregularidades no Lar da Criança, e que envolvem desde maus-tratos a dispensa de licitações irregulares. E mesmo estando sob uma frente de investigação no Ministério Público Estadual (MPE) – Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), Promotoria do Patrimônio e da Infância e Juventude –, novas denúncias continuam a surgir. Temendo represálias, os servidores não se identificam, mas encaminham anonimamente fotos e documentos na tentativa de provocar uma reação concreta dos órgãos fiscalizadores e da própria Justiça.
 
Esta semana os servidores fotografaram o interior do Lar da Criança a partir de um aparelho celular e postaram o material nas redes sociais. Fotos de uma criança que respira com ajuda de aparelhos deitada num berço ao lado de uma sala que passa por reformas. A reação foi imediata. Indignada, Roseni Santana Moreira observou que a Justiça tira as crianças de seus lares porque lá são maltratadas para o Estado colocar num ambiente nada propício. “Eu achava que realmente era um lugar digno para uma criança, mas é um muquifo”.
 
Rosângela Roza escreveu: “Realmente entrei lá uma vez quando fazia o curso de direito, pois não podemos entrar lá sem ordem judicial. Isso é vergonhoso, pois gastam tanto com tanta barbaridade, como o chá da tarde das madames, e deixam o que realmente precisa para último plano”.
 
Taty Miranda lembrou a diferença da atual com a gestão passada. Segundo ela soube através de pessoas que trabalhavam lá dentro, a primeira-dama anterior tinha o maior carinho pela instituição, fazia visitas rotineiras e nessas visitas colocava as crianças uma a uma no colo. “Minha mãe cria uma criança que buscamos no Lar e era um exemplo o lugar”.
 
Também indignada, Lidiane Utsch Seba sugeriu que a sociedade organize um protesto, uma caminhada em defesa dessas crianças. “Aquelas crianças precisam de alguém que tome iniciativa”. As fotos foram encaminhadas para o ator André D’Lucca, que encampou a luta em defesa do Lar da Criança após denúncias do Circuito Mato Grosso.
 
Retaliação – Após a divulgação das fotos os servidores teriam sido proibidos de usar aparelho celular no interior do Lar da Criança.
 
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.