Mix diário

Lançamentos de imóveis crescem 1,6% e vendas caem 6,5% no 3º tri ante 3º tri de 2024, diz CBIC

O mercado imobiliário nacional teve mais lançamentos do que vendas ao longo do terceiro trimestre, com aumento do estoque. Os lançamentos de imóveis residenciais no País cresceram 1,6% na comparação entre o terceiro trimestre de 2025 e o mesmo intervalo de 2024, totalizando 108,8 mil unidades. Em igual intervalo, as vendas caíram 6,5%, ficando em 101,3 mil unidades. Já o preço médio dos imóveis comercializados foi 4,4% maior na comparação anual.

Os dados fazem parte da pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 17, pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) em parceria com a consultoria Brain Inteligência Estratégica.

Os números cobrem 221 cidades e abrangem apenas apartamentos – não são consideradas casas nem loteamentos.

Com mais lançamentos do que vendas, o estoque de imóveis disponível para vendas aumentou 3,3% na comparação anual, chegando a 312,5 mil unidades na planta, em obras ou recém-construídas. Considerando a média de vendas dos últimos 12 meses, esse estoque seria totalmente escoado em nove meses se não houve mais nenhum lançamento. Até o segundo trimestre, esse indicador de liquidez estava em oito meses.

Apesar da desaceleração no terceiro trimestre, o mercado imobiliário nacional teve crescimento ao longo do ano. Os lançamentos tiveram alta de 8,4% de janeiro a setembro de 2025 ante iguais meses de 2024, indo a 307,3 mil unidades. Nesse mesmo período, as vendas de imóveis avançaram 5%, para 312,2 mil unidades.

Em volume financeiro, os lançamentos foram avaliados em R$ 199 bilhões de janeiro a setembro de 2025, aumento de 22,9% ante os mesmos meses de 2024. Já o volume financeiro das vendas foi de R$ 188,7 bilhões, subida de 13,2%.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve