Cidades

‘Lamentável’, diz ministro Joaquim Barbosa sobre mortes em Pedrinhas

 
O ministro evitou falar muito sobre a morte de André Valber Mendes, 26, encontrado enforcado na noite de segunda-feira (14), no Pavilhão Delta do Centro de Detenção Provisória (CDP) daquela penitenciária. "Soube hoje. É uma situação lamentável, mas ainda preciso avaliar a situação", limitou-se a dizer ao ser questionado sobre o posicionamento do Supremo em relação à situação do sistema penitenciário do Maranhão. Em todo o estado já são dez detentos mortos em 2014.
 
Sobre a situação dos adolescentes detidos em unidades de internação em Maceió, Barbosa disse que eles vivem em "jaulas" e classificou como preocupante a situação em Alagoas. "Essa realidade impressiona. São adolescentes encarcerados em verdadeiras jaulas, sem nenhuma condição de salubridade, iluminação e ventilação. Ficam confinados neste espaço com apenas uma hora de banho de sol".
 
Para o ministro, a forma com que os adolescentes ficam encarcerados não ajuda na ressocialização deles. Durante a visita, segundo o ministro, foi constatada uma situação de falta de estrutura e de pessoal nas unidades. Para ele, é necessário uma mudança de olhar para a ressocializaçao de menores infratores. E destacou a carência de profissionais e a falta de qualificação dos que trabalham nessas unidades.
 
Ele iniciou a visita pela Unidade de Internação Provisória (que abriga menores infratores com processo em andamento) acompanhado pelo governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho (PSDB), o desembargador do Tribunal de Justiça, José Carlos Malta Marques, o procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, o juiz da Vara da Infância e da Juventude, Ney Alcântara, e o desembargador Alcides Andrade. Em seguida, visitou as unidades feminina e masculina de quem já cumpre medida socioeducativa.
 
Motins e fugas
O ano de 2013 foi marcado por vários motins e fugas na Unidade de Internação Masculina (UIM). O juiz da Vara da Infância e da Juventude, Ney Alcântara, fez uma visita à unidade em fevereiro deste ano e conversou com os internos. As principais reclamações dos adolescentes foram em relação à má alimentação e torturas que teriam sido praticadas por monitores.
 
À época, Alcântara disse que as recomendações feitas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2013, ainda não foram atendidas. O magistrado disse que foram feitas apenas ações paliativas.
 
G1
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.