Mix diário

Ladies Cup decreta suspensão por 2 anos do River Plate após caso de racismo em jogo com Grêmio

O Comitê Organizador da Brasil Ladies Cup decidiu neste sábado pela suspensão por dois anos do River Plate do torneio após o caso de racismo durante a partida contra o Grêmio. Na ocasião, a atleta Candela Díaz, do clube argentino, imitou um macaco em direção ao gandula. Irritada, a equipe gremista deixou o campo.

“Em reunião neste sábado, o Comitê Organizador da Brasil Ladies Cup decidiu aplicar a pena máxima prevista no artigo 26 do regulamento da competição, confirmando a eliminação do River Plate da edição 2024 e a suspensão da equipe por 2 (dois) anos. A organização reforça o posicionamento antirracista e reafirma que jamais irá tolerar casos dessa natureza”, diz a nota.

A organização informa ainda que desde o ocorrido, “estamos prestando todo o apoio jurídico aos envolvidos. Além disso, durante a final entre Bahia e Grêmio, neste domingo, às 16h, no Estádio do Canindé, teremos diversas ações para fortalecer a luta contra a discriminação racial.

No comunicado, o Comitê que vem cuidando do caso reitera o respeito pelo River Plate-ARG, instituição que participou das edições de 2021 e 2024, mas ressalta que, além do aspecto desportivo, a Ladies Cup valoriza também o viés educativo e social presente nas ações complementares ao evento.

“Não iremos jamais compactuar com este tipo de episódio dentro do campeonato. Desta forma, a Comissão Organizadora acaba de implantar uma nova diretriz incorporada ao regulamento de todas as edições futuras, prevendo o banimento sumário de qualquer clube ou seleção participante, cujos atletas e dirigentes executem gestos racistas no campo de jogo.

O próprio River Plate se manifestou sobre o caso e prometeu tomar ‘medidas disciplinares’ contra a atleta. O caso foi levado até a delegacia, onde foi registrado um Boletim de Ocorrência.

Após o gesto de Díaz, houve uma confusão generalizada entre as jogadores do River Plate e o gandula da partida, que acabou sendo defendido pelas gremistas. O árbitro acabou expulsando seis atletas da equipe argentina, forçando o encerramento da partida. O Grêmio foi dado como vencedor por 3 a 0 e avançou à final.

“É triste que o desenvolvimento do futebol feminino, através de um torneio que está sendo exibido em todo o país e também no exterior, seja atrapalhado por um acontecimento lastimável. Esperamos que Bahia e Grêmio, finalistas da competição, possam realizar um espetáculo esportivo de forma limpa, honesta e à altura que a sociedade merece. O preconceito jamais será tolerado pelo torneio”, finalizaram os organizadores.

INCIDENTE TERMINOU NA DELEGACIA
O caso envolvendo insulto racista ocorreu após o Grêmio empatar por 1 a 1 o confronto, que valia uma vaga na decisão da competição. Após 30 minutos de paralisação, seis atletas do River Plate foram expulsas e, consequentemente, o árbitro encerrou a partida.

“Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia responsável e faremos todo o possível para que o caso resulte em punição para as responsáveis”, explicou o Grêmio, em comunicado. “Não aceitamos esse tipo de situação e aproveitamos para reforçar o nosso compromisso contra todo e qualquer tipo de preconceito e discriminação”, protestou o clube.

Dois gandulas, uma jogadora e o preparador físico do Grêmio, quatro atletas argentinas e representantes da organização do torneio foram ouvidos na delegacia.

“Demoramos tanto para ter um espaço como esse no futebol feminino. Falamos que o racismo está acabando no mundo, mas sempre acontecem casos como esse. É um absurdo o que passamos aqui. É difícil lutarmos por uma causa como o futebol feminino e termos de encarar situações como essa. Até quando vamos viver isso?”, afirmou a técnica gremista Thaíssan Passos.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve