O secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, assinou, nesta segunda-feira (20.12), o contrato para construção da nova sede do Laboratório Central do Estado de Mato Grosso (Lacen-MT). O valor estimado da obra é de R$ R$ 11,8 milhões.
“A construção da nova sede do Lacen é o resultado de um trabalho incansável dessa gestão. Mesmo com o advento da pandemia pela Covid-19, nós não paramos de trabalhar nos projetos de modernização das nossas unidades. Essa é mais uma das melhorias que beneficiará a população e servidores com uma estrutura totalmente moderna”, diz Gilberto.
A unidade especializada gerida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) contará com uma estrutura de aproximadamente 2.500 m² completamente nova e será construída em anexo ao Hospital Central do Estado, localizado no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.
A obra está prevista para iniciar na primeira quinzena de janeiro de 2022 e ser concluída em um prazo de 16 meses. Atualmente, o Lacen está situado no Centro da capital, na Travessa Thogo da Silva Pereira, nº 63.
Unidade referência
Em novembro, o Laboratório celebrou 46 anos de serviços ofertados aos 141 municípios de Mato Grosso. Recentemente, a unidade especializada se tornou, ao lado de outros laboratórios públicas do Brasil, referência no sequenciamento genético para identificação de variantes do Coronavírus. Antes, as amostras de Mato Grosso eram encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz realizar o sequenciamento genético.
Desde o início da pandemia pela Covid-19, iniciado em março de 2020, o laboratório já realizou 402.742 testes. Durante esse período, o laboratório passou de cerca de 60 análises de exames laboratoriais por mês para mais de 5 mil exames por dia, com laudo e parecer técnico dos resultados para a unidade de Vigilância em Saúde.
O lacen ainda atende aos municípios do Estado via Sistema Único de Saúde (SUS) com oferta de exames de patologia clínica, sorologia, virologia, entre outros.