Esportes

Krav Maga filiado a Federação Sul Americana chega a Cuiabá

Foto Divulgação

A partir desta semana, Cuiabá terá a primeira instrutora de Krav Maga filiada à Federação Sul Americana de Krav Maga (FSAKM), única representante oficial da modalidade no Brasil. O Krav Maga é a única técnica reconhecida mundialmente como arte de defesa pessoal, adequada para qualquer tipo de agressão, seja ela doméstica ou urbana.

De acordo com a instrutora, em Cuiabá, Taísa Guimarães, faixa marrom e praticante há oito anos, o único objetivo da modalidade é “chegar vivo em casa” e que não existem regras. A técnica oferece respostas simples, rápidas e objetivas para qualquer tipo de agressão.

“Foi feito para todas as pessoas de bem. Para quando a pessoa precisar [reagir], ela tenha condições de usar uma das respostas, a que lhe for mais útil no momento”, explicou a instrutora Taísa.

A instrutora explica que a técnica não é uma arte marcial e que não existem competições, uma vez que não existem regras, nem juízes. Ao contrário de uma arte marcial, os “golpes baixos” são alvos do Krav Maga, como dedo no olho, chutes nas genitálias e mordidas.

“Esses são os alvos. A gente procura atingir os pontos sensíveis do agressor para tirar a diferença de força física, de tamanho, por que é defesa pessoal”, afirmou, acrescentando ainda que ensina a pessoa a não se colocar em situações de perigo. 

A professora traz o exemplo de uma pessoa que está no estacionamento e vê um suspeito parado próximo ao seu carro. Guimarães explica que não é nenhuma vergonha chamar duas pessoas para acompanhar até o veículo.

O problema, segundo Taísa, é que as pessoas decidem aprender o Krav Maga só após sofrerem algum tipo de agressão, enquanto o ideal seria treinar para evitar se tonar vítima de situações de violência.

“Isso é Krav Maga, o comportamento defensivo também. Mas pode usar em situações de violência doméstica, urbana, assaltos. Qualquer tipo que você possa imaginar: facadas, estrangulamento, três contra um, em todas essas situações você pode utilizar o Krav Maga”.

Benefícios

Quem aprende o Krav Maga percebe vários benefícios com o começo da prática, como o aumento da autoconfiança, autocontrole, melhora no condicionamento e resistência física. Além de possibilitar ao praticante a opção de reagir em diversas situações de riscos com diversas técnicas.

“Ser atacado é uma violência, mas não se defender é uma violência maior ainda”, garante Taísa. “Todo cidadão tem o direito de se defender, mas a capacidade de fazê-lo, só se adquire com treino e com poucos meses de treino no Krav Maga, já se percebe tudo isso”, completou.

Serviço

Local: Shotokan Academia, Centro, Rua Antonio Maria, nº 649

Telefone: 3052-1140

Aula inaugural: 23 de maio (terça-feira) às 19h30

Entrada gratuita (na aula inaugural)

A modalidade

O Krav Maga é uma técnica de defesa pessoal desenvolvida por Imi Lichtenfeld, em 1940, para capacitar grupos de defesa que lutaram pela independência do Estado de Israel e para preparar a população para enfrentar a violência que existia no local.

A técnica foi trazida ao Brasil na década de 90 pelo mestre Kobi Lichtenstein, faixa-preta – 8º Dan, que criou e preside a Federação Sul Americana de Krav Maga e é responsável pela difusão e fiscalização da técnica na América do Sul e México.

Felipe Leonel

About Author

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos