A Kraft Heinz disse que vai cortar 2.500 empregos nos Estados Unidos e Canadá como parte de iniciativas de redução de custos na sequência da fusão de US$ 46 bilhões da fabricante de ketchup H.J. Heinz com a Kraft Foods.
Do total de cortes de empregos, 700 serão na sede da companhia no Estado de Illinois, disse em declaração por email à Reuters o porta-voz da empresa Michael Mullen.
A Heinz e Kraft anunciaram este ano uma fusão que criou a terceira maior companhia de alimentos dos Estados Unidos. A companhia combinada pretende economizar cerca de 1,5 bilhão de dólares em custos anuais até 2017.
No dia 4 de agosto, a Kraft Foods e a H.J. Heinz anunciaram que foi concluído o processo de fusão entre as duas companhias e lançaram uma logomarca resultante da união das empresas. O símbolo é uma combinação das duas marcas. Na nova identidade visual, a letra "T" de Kraft foi afinada e ganhou uma curva para acomodar o "H" de Heinz. Veja abaixo:
A logomarca será de uso institucional da companhia que foi batizada de The Kraft Heinz Company. Segundo o site Brand New, para os consumidores pouco vai mudar, já que os diversos produtos de ambas deverão continuar sendo identificados pelo logo da Kraft ou da Heinz.
O negócio anunciado em março criou a quinta maior companhia de alimentos e bebidas do mundo e a terceira maior da América do Norte.
A companhia combinada tem receita de cerca de US$ 28 bilhões. Os acionistas da Kraft deterão 49% da nova empresa e os da Heinz terão os 51% restantes.
A fabricante de condimentos Heinz foi comprada em 2013 pela empresa de private equity brasileira 3G Capital – que também é dona do Burger King e é controlada pelos executivos Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto Sicupira e Marcel Herrmann Telles, os mesmos donos da cervejaria AB InBev – e pela Berkshire Hathaway, do investidor Warren Buffett.
Heinz é dona da Quero no Brasil
A Heinz fabrica ketchup, molhos, sopas, entre outros alimentos. Fundada em 1869 e presente em mais de 200 países, a empresa norte-americana teve seu controle adquirido em 2013 pela 3G Capital e a Berkshire Hathaway em negócio de mais de US$ 20 bilhões.
No Brasil, além do icônico ketchup Heinz, a empresa oferece molhos, extrato de tomate, mostarda, maionese e papinhas para nutrição infantil.
Com a aquisição, em 2013, da Quero Alimentos, a Heinz Brasil fabrica e distribui também os mais de 100 itens da marca, de atomatados e vegetais a condimentos e maionese. Com fábrica em Nerópolis (GO) e sede em Barueri (SP), a companhia emprega hoje cerca de 2 mil funcionários.
Fonte: G1