Após um longo “inverno”, a Kia prepara uma ofensiva de lançamentos no Brasil. Nos próximos meses, a marca sul-coreana renovará sua gama de veículos no País com pelo menos cinco estreias, entre atualizações e modelos inéditos.
A primeira novidade já está a caminho. No início de novembro a marca lança o novo Sportage 2026, seu carro-chefe de vendas no mercado brasileiro em 2025. O SUV ganhará a reestilização feita na Coreia do Sul.
Embora o visual lembre o dos elétricos, o médio vai manter o conjunto mecânico, com motor 1.6 turbo a gasolina e sistema híbrido leve de 48 volts.
Os 180 cv de potência e 27 mkgf de torque são gerenciados pelo câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. Porém, para se ajustar às leis de emissões, deve perder potência.
Sorento
Logo depois virá o novo Sorento, que fez muito sucesso no País no passado. Porém, a atual (quarta) geração não foi vendida no mercado brasileiro até agora.
O visual atualizado ficou parecido com o do Sportage e remete aos elétricos da marca, em especial o EV5 e ao EV9. A dianteira tem faróis com projetores empilhados na vertical e contornos de LEDs em formato de “L” que invadem a grade.
A opção mais cotada no Brasil é a com o 2.2 turbodiesel de 202 cv. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e oito marchas e a tração, integral.
O novo Sorento vai disputar compradores com o GWM Haval H9. Bem com o com SUVs derivados de picapes, caso do Toyota SW4, por exemplo.
Segundo José Luiz Gandini, representante da Kia no Brasil, a picape Tasman virá com motor 2.2 turbodiesel de 210 cv e 45 mkgf. “O produtor rural não quer outro tipo de picape”, diz.
Com 5,41 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,89 m de altura e 3,27 m de entre-eixos, a Tasman tem dimensões próximas às da Toyota Hilux.
A marca estuda montar a picape na fábrica da Nordex, no Uruguai. A Kia produz o VUC Bongo lá desde 2009.
Com o fim da oferta do Cerato, em meados de 2023, a Kia deixou de ter um sedã médio com preço competitivo no País, Agora, trará do México o K4 para disputar vendas com Corolla e Sentra, por exemplo.
Recém-lançado na Coreia do Sul, o novo Stonic chega em 2026. O crossover virá do México no fim do primeiro semestre com sistema híbrido leve.

 
        

 
                                