Política

Justiça pede quebra de sigilo telefônico de acusado de extorquir deputado

A juíza Selma Rosane Arruda, da Sétima Vara Criminal em Cuiabá, aprovou quebra de sigilo telefônico do advogado Júlio Cesar Domingues Rodrigues. Júlio é suspeito de extorquir o deputado estadual Romoaldo Junior (PMDB). O advogado está preso e é réu na Operação Ventríloquo, que apura a suspeita de um desvio de R$ 9,5 milhões dos cofres da Assembleia Legislativa. Júlio seria intermediador do ex-deputado José Riva no esquema.

“Quanto ao pedido de quebra de sigilo telefônico verifico que de acordo com o que consta às fls. 855/862 imputa-se a Julio Cesar Domingues Rodrigues autoria de possível extorsão em desfavor do Deputado Romualdo Junior. Esta imputação embora não seja objeto de investigação por parte de autoridade policial ou GAECO é relevante quando se trata de analisar a periculosidade do réu”, destaca a magistrada, na decisão em 30 de novembro.

A decisão é datada do dia 30 de novembro. Domingues, atualmente preso preventivamente, é réu em uma ação envolvendo o ex-parlamentar José Geraldo Riva, por um suposto esquema criminoso de 9,6 milhões na Assembleia Legislativa, investigada pelo Ministério Público Estadual na Operação Ventríloquo. 

Conforme decisão, as partes foram informadas que o também deputado Mauro Savi prestará depoimento em audiência designada para 09 de dezembro às 13h30min. Além de José Riva e Domingues, são réus no processo o ex-procurador-geral da Assembléia Legislativa, Anderson Flávio de Godoi e o ex-secretário geral do mesmo órgão, Luiz Marcio Bastos Pommot.

Entenda o caso

De acordo com a denúncia, “no período compreendido entre os anos de 2013 e 2014 uma organização criminosa estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas com um único objetivo: foi organizada para saquear os cofres da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso”. Os fatos foram conhecidos somente com as declarações prestadas pela delação de Joaquim Fabio Mielli Camargo.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões