Cidades

Justiça não determinou bloqueio do WhatsApp

Foto: reprodução

Por Veja.com

Tem circulado por grupos de WhatsApp e redes sociais nos últimos dias a seguinte (des)informação, a respeito de um suposto bloqueio do aplicativo de mensagens pela Justiça:

Dada a relação vital da população com WhatsApp e as decisões recentes da Justiça em suspender o funcionamento do aplicativo, houve quem acreditasse e espalhasse a cascata com o tom alarmista que se vê acima.

Para começo de conversa, as decisões judiciais tomadas em 2 de maio de 2016 por um juiz do interior de Sergipe e em 19 de julho de 2016 por uma juíza fluminense barraram, objetivamente, o funcionamento do WhatsApp em todo o território nacional. Não houve em momento algum ação como se descreve na lorota, segundo a qual a determinação judicial se cumpre à la hacker, “invadindo” o celular dos usuários do programa e o bloqueando sorrateiramente, a partir de uma mensagem de atualização enganosa.

Outro ponto falho na mentira é o link do YouTube ali relacionado, que dá a entender se tratar de uma notícia do “Plantão” da TV Globo. O vídeo, conforme se lê ali, trataria de “notícia sobre a criminalidade no país”, nada relacionado a WhatsApp.

Por fim, o link do site da “justiça brasileira que determinou o bloqueio do whatsapp” lido ali é, simplesmente, o endereço da página principal do site do jornal Folha de São Paulo e nem sequer remete a alguma reportagem da publicação.

Não houve, portanto, qualquer decisão judicial que bloqueie o WhatsApp. Muito menos o cumprimento de uma determinação deste tipo se daria desta forma, a partir de uma mensagem falsa para atualizar o aplicativo. Atualizações no programa de mensagens podem ser feitas normalmente.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.