Cidades

Justiça marca audiência entre alunos de Etecs e governo

A Justiça de São Paulo marcou reunião de conciliação entre governo do estado e estudantes que ocupam o Centro Paula Souza para esta quarta-feira (4). Deverão participar do encontro representantes do governo do estado, dos estudantes, a Defensoria Pública e o Ministério Público.

A audiência foi marcada para as 15h no Fórum Hely Lopes Meirelles, no Centro de São Paulo.

Além do Centro Paula Souza, estão ocupadas as Etecs: São Paulo, no Bom Retiro, Basilides de Godoy, na Vila Leopoldina, e St. Ifigênia, que funciona junto com a sede. Nas redes sociais, há relatos de ocupação nas Etecs: Paulistano, Pirituba, Jaraguá e Embu.

Na manhã desta terça, funcionários fizeram uma manifestação em volta do prédio ocupado. Eles "abraçaram" o edifício. A ocupação já dura seis dias. Uma das reinvindicações  é a distribuíção de merenda nas unidades da Etecs que têm período integral.

"Se nós não estivermos a postos trabalhando, as escolas param. A capacitação de professores tá suspensa. Todos os pagamentos, água, luz, telefone. Isso aqui é o coração do Centro Paula Souza, isso não pode parar. Eles têm que deixar a gente trabalhar ", afirmou a diretora-superintendente Laura Laganá.

"O estado fala que quer conversar, quer dialogar, só que o estado não dialoga. Ele vem fazer presença no local, para mostrar que está, mas não chega em nenhum estudante, nem até a porta tentar algum contato", disse um estudante.

Laura afirmou que propõe diálogo com os estudantes, mas eles não querem conversar.  Ainda segundo a diretora, o vice-governador gostaria de encontrar os jovens, mas eles também não teriam interesse em conversar. Já os alunos afirmam que não estavam sabendo de nenhuma reunião com o vice-governador.

A ocupação já dura seis dias. Os jovens ocuparam o local na quinta-feira (28) para protestar contra os esquemas de desvios de verba para a compra da merenda escolar, os problemas com merendas nas Etecs e Fatecs e os cortes nos repasses para a educação.

Nota oficial
Em nota, o Centro Paula Souza informou que aguarda o posicionamento da Justiça em relação à conciliação com os estudantes. Segundo o texto, o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França, se propôs a receber uma comissão de alunos para dialogar na manhã desta terça, mas os estudantes teriam recusado.

Segundo a instituição, com o expediente parcial na segunda, foi possível fazer a folha de pagamento de abril para os funcionários. Porém, vários processos, como o envio de insumos às escolas, foram prejudicados.

Sobre a merenda, o Centro Paula Souza informou que, desde segunda-feira (2), 100% das Etecs passaram a oferecer alimentação escolar. E informou ainda que o fornecimento de vales-alimentação reivindicado pelos alunos é inviável.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.