Cidades

Justiça manda desocupar prédio de Eike

A Justiça do Rio aceitou as liminares das 36ª e 47ª Varas Cíveis do Rio para a reintegração de posse do Edifício Hilton Santos, localizado no bairro do Flamengo, na Zona Sul do Rio. A decisão foi publicada na tarde desta quinta-feira (9), e o pedido de liminar foi feito pelo Clube de Regatas Flamengo, ex-dono do prédio, e da empresa Rex Hotel I, ligada ao grupo EBX, do empresário Eike Batista, respectivamente.

A companhia administra o local que pertence ao Flamengo e já foi sede do clube. Desde terça-feira (7), 85 pessoas ocupam o prédio, que seria transformado em hotel, mas está vazio devido à crise nas empresas de Eike.

"O problema é nitidamente social, mas não se pode preterir o direito de propriedade em função de uma coletividade que deveria estar assistida pelo Estado, exercendo sua cidadania com dignidade, razão pela qual positivado o esbulho, acolho o pedido liminar. Isto posto, defiro a medida e determino a expedição de mandado de reintegração de posse, a ser cumprido com urgência, pelo Sr. Oficial de Justiça, com auxílio de força policial, e da guarda municipal, se necessário for", afirmou a juíza Martha Elizabeth Falcão Sobreira.

As famílias que estão no prédio na Zona Sul são as mesmas que ocuparam o terreno de 5 mil metros quadrados, no Santo Cristo, Zona Portuária, em março. No local, funcionava  o depósito de garagem da Cedae, está em processo de venda.

A ação de reintegração de posse do terreno ocorreu no dia 26 de março e as famílias deixaram o local pacificamente.
Ao ocupar o prédio no Flamengo, os moradores divulgaram uma carta em que listam os motivos da ocupação. Policiais militares estiveram no local mas as famílias não deixaram o edifício. Segundo a associação, não tem crianças entre os ocupantes. O prédio não tem água potável e só tem energia elétrica no primeiro andar.

De acordo com a associação de moradores, no encontro com Gunnar Pimentel e Fábio Malensek, da EBX, foram expostos os problemas do prédio, como a falta de segurança e insalubridade do local. Maria Thereza disse que a invasão não foi uma surpresa e que ela vinha alertando sobre o problema desde o ano passado. A associação também disse que a PM foi avisada e que chegou a organizar uma vistoria no prédio onde foi constatado o abandono.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.