Foto Ahmad Jarrah
Nesta terça-feira (15) a Justiça Federal em Mato Grosso suspendeu temporariamente a posse do advogado eleito como presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB-MT), Leandro Campos. A medida tomada pelo juiz da 3ª Vara Federal em Mato Grosso, César Augusto Bearsi, foi um pedido do candidato derrotado nas eleições regionais, Fábio Capilé.
A ação levou em conta a decisão da Comissão Eleitoral da OAB-MT, que cassou o registro do candidato por suspeitas de irregularidades. Apesar da decisão do conselho, Leonardo Campos conseguiu disputar o pleito com uma liminar (provisória) da justiça. “A liminar não garante a posse, aliás, nem poderia garantir, já que não há pedido nesse sentido”, diz trecho da decisão. O magistrado sugere ainda que seja aguardado um posicionamento do Conselho Federal da OAB.
O presidente da Comissão Eleitoral da Ordem, Silvano Galvão, disse ao Circuito Mato Grosso que duas representações foram feitas contra a atual eleição. “Aqui nós temos uma representação sobre boca de urna e estamos investigando a denúncia. Caso seja constatada alguma irregularidade poderemos aplicar multas e até a cassação do registro de candidatura do advogado eleito”, informou Galvão.
A medida judicial que colocou a eleição sob judicie – expressão latina que designa alguma coisa que ainda está sob a apreciação da justiça.
Advogados denunciam graves irregularidades em eleições da OAB
Leonardo Campos é o novo presidente da OAB seccional Mato Grosso