O TRE-MT (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso) diploma nesta segunda-feira (17) os candidatos eleitos nas eleições de outubro. A cerimônia de diplomação está programada para as 19h, no auditório do Senai. Serão diplomados o governador eleito, Mauro Mendes (DEM), seu vice, Otaviano Pivetta (PDT); dois para o cargo de senador; oito para o cargo de deputado federal; e 24 para deputado estadual.
“A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi eleito pelo povo, e, portanto, está apto a tomar posse no cargo”, destacou o presidente do TRE, desembargador Márcio Vidal.
A transferência de faixa pelo governador Pedro Taques e a posse dos secretários da nova gestão está programada para 1º de janeiro, a partir das 17h30. Na mesma data, a Assembleia Legislativa deve fazer a cerimônia para a posse da nova legislatura.
Em convite público feito à sociedade para acompanhar a diplomação, o desembargador ressaltou a importância de acompanhar as atividades políticas, vistas por ele como o instrumento para a organização da sociedade.
“A contribuição para a democracia não se inicia e nem termina com o voto, ela deve permear a vida do eleitor, antes e após as eleições. O cidadão precisa participar da política, pois é por meio dela que a sociedade se organiza, exerce seus direitos e deveres, aprende a cuidar do patrimônio público, que é de todos”, disse o presidente do TRE-MT, desembargador Márcio Vidal.
O cidadão interessado em participar deve se inscrever no site institucional do tribunal (www.tre-mt.jus.br). No final de página principal está disponível um banner do evento.
Devido ao limite de assentos disponíveis na estrutura fornecida pelo Senais, os convites à sociedade foram limitados. No entanto, para garantir que todo cidadão possa assistir a cerimônia de diplomação, a Justiça Eleitoral irá transmiti-la ao vivo, no canal (youtube) da Instituição.
Na cerimônia, os suplentes dos eleitos poderão obter o diploma por meio do sistema Diploma Net, a partir do dia 18 de dezembro.