Por Felipe Leonel
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) homologou, nesta segunda-feira (12), a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que deferiu a candidatura a deputado estadual de Valdir Barranco (PT). Com isso, ele poderá assumir pela primeira vez uma vaga na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
Barranco teve sua candidatura indeferida em 2014 pelo TRE por ter sido considerado "ficha suja". Ele teve as contas reprovadas pela Câmara de Vereadores, em 2007, quando era prefeito de Nova Bandeirantes (a 1055 km de Cuiabá).
Ele foi acusado de superfaturamento de mais de 7.000% na compra de remédios naquele ano, mas entrou com um recurso no TSE e ganhou o direito de ter seu nome exibido na urna eletrônica e receber votos. Porém os votos ficaram congelados, enquanto Pery Taborelli (PV), assumiu a vaga na “casa de leis”.
A retotalização dos votos foi realizada pela Secretaria de Informação do TRE. Um relatório de votos ficará disponível para o público por três dias. O TRE emitiu o diploma para Barranco assumir uma cadeira na AL.
Nas eleições de 2014, Barranco recebeu 19.277 votos contra 18.553 de Taborelli, que informou a nossa reportagem que irá recorrer da decisão.