Jurídico

Justiça determina interdição de Central dos Correios em VG

Foto: Willian Matos

O juiz substituto Alex Fabiano de Souza, da 3ª Vara do Trabalho de Várzea Grande, determinou a interdição do Complexo Operacional dos Correios, localizado no Bairro Cristo Rei, em Várzea Grande, por conta das condições insalubres de trabalho no local.

A decisão liminar (provisória) foi proferida na tarde desta quinta-feira (30) e atende ao pedido do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Correios Telégrafos e Serviços Postais de Mato Grosso (Sintect-MT), no qual apontou que os servidores da estatal estavam trabalhando em local insalubre, com presença de animais, escorpiões e muita sujeira.

A ação foi proposta após os servidores do complexo deflagrarem greve geral, por conta das situações de trabalho e a morte cerebral de um trabalhador dos Correios – com mais de 20 anos de profissão -, em decorrência da doença neurocriptococose, contraída por vias respiratórias, ao inalar fungos encontrados em fezes de pombos.  

Em sua decisão, o magistrado determinou que a direção regional dos Correios realize a “devida” dedetização e limpeza do prédio.

“Assim, ante o perigo de dano à integridade dos trabalhos naquele local e probabilidade do direito, acolho o pedido de tutela de urgência, determinando que a parte ré, responsável pela segurança e saúde do ambiente de trabalho, a partir da ciência desta decisão, realize a devida dedetização do prédio, limpeza ou contratação especializada na eliminação de pombos e demais animais causadores de doenças, sem a presença dos seus trabalhadores”, diz trecho da decisão.

Alex Souza ainda estipulou o pagamento de multa no valor de R$ 50 mil, em caso de descumprimento da decisão de interdição do prédio.

De acordo com o presidente do Sintect-MT, Edimar Leite, ainda há trabalhadores no prédio do Complexo dos Correios de Várzea Grande, uma vez que a administração não foi notificada da decisão. No entanto, conforme o sindicalista, os funcionários já foram avisados que devem deixar o local.

Leia mais:

Paralisação na Central dos Correios continua por tempo indeterminado

Sindicalista culpa negligência da diretoria regional dos Correios por morte de servidor

 

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.