DESTAQUE 4 Justiça

Justiça de Mato Grosso realizará mais de 200 sessões do Tribunal do Júri em novembro

O Poder Judiciário de Mato Grosso se prepara para um mês de intensa atividade nos plenários do Tribunal do Júri. Durante o Mês Nacional do Júri, celebrado em novembro, estão previstas 208 sessões de julgamento em diversas comarcas do estado, em uma ação que integra o plano nacional coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para fortalecer o combate à impunidade nos crimes dolosos contra a vida.

Entre as comarcas com maior número de sessões programadas estão Sorriso (14 júris), Cuiabá (12), Várzea Grande (11), Rondonópolis (9) e Vila Rica (9). As informações foram consolidadas pela Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ-TJMT) a partir dos dados enviados pelos juízes das unidades com competência para o Tribunal do Júri.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador José Luiz Leite Lindote, destacou que a mobilização do Judiciário mato-grossense reforça o compromisso com a efetividade da Justiça. “O Mês Nacional do Júri ajuda a garantir uma resposta rápida à sociedade em casos de crimes contra a vida. O Tribunal de Justiça vem atuando de forma integrada e comprometida para que sua atuação seja cada vez mais eficiente”, afirmou.

Além da concentração de esforços em novembro, Mato Grosso mantém desde 2023 o Programa Mais Júri, criado para enfrentar o passivo processual acumulado durante a pandemia da COVID-19. Durante o período de teletrabalho obrigatório, entre 2020 e 2021, as sessões do Tribunal do Júri foram substancialmente reduzidas, o que motivou a criação do programa.

O Mais Júri já se tornou referência nacional, promovendo mutirões de julgamento que mobilizam magistrados, promotores, defensorias e servidores em curto período. Somente em 2025, o programa realizou 144 sessões do Tribunal do Júri, com destaque para as comarcas de Cuiabá, Porto Alegre do Norte, Várzea Grande, Marcelândia e Vila Rica, garantindo maior produtividade e redução do acervo processual.

joaofreitas

About Author