Jurídico

Justiça Comunitária faz mutirão para moradores do bairro Pedra 90 neste sábado

Neste sábado (21), os servidores do Tribunal de Justiça (TJMT), por meio do programa Justiça Comunitária oferecerão serviços gratuitos a população do bairro Pedra 90 e bairros adjacentes. Os atendimentos serão realizados das 8h às 12h no Centro Comunitário São Pedro, em Cuiabá. Além disso, a ação contará com a parceria da prefeitura, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), com o Governo Estadual, Sine e Exercito Brasileiro.

Por parte do judiciário serão ofertados serviços de orientação jurídica, confecção de documentos, e encaminhamentos de sessões de conciliação e mediação. A confecção da declaração de hipossuficiência (insuficiência de recursos, impossibilidade de arcar com despesas processuais), condição que afeta a população de baixa renda que frequenta o espaço, está entre os serviços mais procurados.

A agente comunitária de justiça, Nilza Amaral, explicou que o mutirão contará com vários serviços gratuitos a população e atividades de lazer. “O grande mutirão atenderá toda a população da região. Esclarecimento de duvidas jurídica, trabalhista e de família. Além disso, nós também iremos ver apresentações da banda montada pelo Exercito. Também teremos salas de conciliação para tratar de casos como divórcio, pensão alimentícia e outros temas”, disse.

Atualmente o programa Justiça Comunitária conta com mais de 87 parceiros, entre instituições e autarquias. A Justiça Comunitária foi instituída em Mato Grosso pela Lei Estadual nº 8.161, de 14 de julho de 2004, com a finalidade de proporcionar mais informações sobre a justiça e de intermediar os conflitos junto à própria comunidade. Há 13 anos, o programa atua em áreas e regiões vulneráveis socialmente, propiciando uma justiça mais acessível à população.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.