Política

Justiça barra candidatura de vereadores do PT em Cuiabá

A chapa de vereadores do Partido dos Trabalhadores (PT) à Câmara da capital foi indeferida por falta de presença feminina entre as candidaturas. A Justiça Eleitoral apresentou que o partido possui 28 candidatos, mas não cumpre com a quantidade mínima de cota por gênero. A decisão é desta quarta-feira (21)

 

O PT inscreveu 28 nomes para concorrer às vagas na Câmara de Vereadores de Cuiabá, mas apenas 8 são mulheres. Segundo o art. 17, §2º, da resolução TSE nº 23609/2019, os candidatos devem ocupar o mínimo de 30% por gênero, e, por consequência, 70% máximo.

 

Isso significa que, no caso do PT, a quantia de 8 candidatas mulheres é inferior aos 30%, somando apenas 28,6%, enquanto que os homens somam 20, cerca de 71,43% do total.

 

O Partido dos Trabalhadores precisaria de 9 inscritas para somar 32,14% e poder concorrer com a quantia de 28 candidatos. Para esse resultado, um homem precisaria desistir de concorrer à eleição e apresentar um nome feminino para a vaga.

 

A decisão da juíza Gabriela Carina Knaul de Albuquerque e Silva, da 39ª Zona Eleitoral, cabe recurso e  e vale somente aos candidatos a vereador.

 

Além dos problemas da chapa proporcional , o PT também sofre com o indeferimento da candidata a vice-prefeita Vera Lúcia Bertoline na chapa encabelada por Julier Sebastião da Silva, que concorre à Prefeitura de Cuiabá e deve apresentar um nome substituto ao de sua vice. A decisão é da mesma magistrada e também cabe recurso. 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões