O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) deferiu o registro de candidatura do democrata Mauro Mendes ao cargo de governador pela coligação “Pra Mudar Mato Grosso”. A decisão é da tarde desta quarta-feira (5) proferida pelo juiz eleitoral Luiz Bertolucci. O tribunal considerou que não havia nenhum pedido de impugnação e nem constrangimento às leis que estabelecem medidas para direito político.
Três dos cinco postulantes estão agora oficialmente na concorrência ao Palácio Paiaguas. Arthur Nogueira (Rede) e Wellington Fagundes (PR) também tiveram seus registros deferidos em suas respectivas coligações.
O tribunal também deferiu o registro de candidatura a vice-governador de Otaviano Pivetta (PDT), rejeitando a recomendação de impugnação apresentada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE). Um pedido para indeferimento também foi apresentado pela coligação Segue em Frente Mato Grosso, encabeçada pelo PSDB.
Mas, o colegiado eleitoral seguiu entendimento do relator do caso, juiz Luiz Bortolucci, que não viu impedimento para a liberação da candidatura. O Ministério Público e a Procuradoria Eleitoral recomendavam o indeferimento por reprovação de contas de Pivetta, em 2009, durante seu mandato na Prefeitura de Lucas do Rio Verde. Ele chegou a ser citado na Operação Sanguessuga, sobre desvio de dinheiro público por fraude em compra de ambulâncias.