Juliana dos Santos teve calma. Diante do ritmo forte que as rivais tentaram desde o início, a brasileira não se afobou. Nos últimos 600m, atacou. Ultrapassou as rivais uma a uma e, no fim, conquistou o ouro nos 5.000m dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, nesta terça-feira, com o tempo de 15m45s97.
Brenda Flores, do México, ficou com a prata, com 15m47s19. Kellyn Taylor, dos Estados Unidos, completou o pódio.
O caminho de Juliana até o ouro foi bem maior do que os 5.000m na pista de Toronto. Esposa de Marílson dos Santos, foi ouro nos 1.500m dos Jogos do Rio, em 2007. Na edição seguinte, em Guadalajara, ficou fora por conta do nascimento do primeiro filho do casal, Miguel. De volta à competição, conquistou o ouro em Toronto em uma prova na qual ainda tenta se adaptar.
– Foi a melhor prova da minha vida! Não estou nem acreditando ainda! Era uma prova muito forte. Olhei para os tempos, mas disse que ia correr. Até onde eu aguentar. Falei que não ia desistir. Quando eu me vi em terceiro lugar, sem saber se estava perto, o telão não mostrava, ia junto com essa menina (mexicana), para tentar pegar o primeiro lugar. Eu ainda não sei correr os 5.000m direito. Que continue assim, né? – brincou.
Voltar a ser atleta depois de ser mãe não foi fácil. Juliana ressaltou as dificuldades que enfrentou ao lado de Marílson até o ouro em Toronto.
– Ser mãe e voltar a ser atleta nesse nível… E eu não sou só atleta, eu sou esposa de um atleta também. De alto nível. Nós temos matado vários leões em casa para conseguirmos continuar bem nas competições e sem deixar o nosso filho. Queremos viver as coisas dele também, é uma coisa que não vai voltar. Falamos que vamos ser bons atletas, mas que vamos ser bons pais também – disse.
No lançamento de dardo, outra medalha para o Brasil. Com uma bela prova, Jucilene Lima marcou 60,42m e ficou com o bronze. A canadense Elizabeth Gleadle levou o ouro, com 62,83, enquanto a americana Kara Winger ficou com a prata, com 61,44m.
Fonte: G1